DICAS PARA O SR. ELETRICISTA

DANOS EM MOTORES DE PARTIDA

 

Nos motores de partida danificados por queima/centrifugações, os seguintes danos podem ser constatados:

  • enrolamento do induzido danificado por centrifugação;
  • bobina de campo com sinais de forte aquecimento, curto à massa ou com bandagem ou isolação queimada;
  • chave magnética, relé de comando ou relé de engrenamento com contatos queimados e/ou com sinais de superaquecimento;
  • rolamento e/ou bucha destruído por alta rotação, ou sobre carga mecânica;
  • sinais de super aquecimento no eixo do induzido;
  • sinais de engripamento no eixo do induzido;
  • coletor do induzido dessoldado e/ou centrifugado;

 

As causas prováveis desses defeitos é o mal uso que se faz do motor de partida, tais como:

 

  • acionamento demasiado prologando no motor de partida;
  • uso incorreto: após colocar em funcionamento o motor do veículo, o motor de partida continua ligado ou engrenado através da chave ou relé de partida;
  • motor de partida sendo usado para efetuar a sangria em motor diesel;
  • bateria semi-descarregada;
  • instalação elétrica defeituosa do veículo;
  • defeito na chave de contato;
  • motor de partida usado incorretamente para tracionar o veículo (ex. falta de combustível);
  • motor de partida usado erradamente para auxiliar o motor em subidas íngremes (falta de potência do motor);

FONTE: TECNIPEÇAS