Abraciclo teve 10 dias com ações de Segurança no Trânsito durante o Maio Amarelo

Abraciclo teve 10 dias com ações de Segurança no Trânsito durante o Maio Amarelo

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo promoveu dentro do movimento Maio Amarelo duas importantes ações em prol da segurança no trânsito. A primeira delas foi a 24ª edição do MotoCheck-Up – maior evento setorial de conscientização e orientação de motociclistas da América Latina, que ocorreu em Brasília (DF), entre 14 e 16 de maio. A outra ação envolveu blitze educativas em diversos pontos críticos da cidade de São Paulo para reciclar e ampliar o conhecimento sobre Segurança no Trânsito de motociclistas (de 22 a 24 de maio) e ciclistas (de 27 a 30 de maio).

O MotoCheck-Up reuniu em três dias de evento 1.112  motociclistas, que tiveram vistoria gratuita de 21 itens de segurança de suas motocicletas, assistiram a um vídeo-palestra de nove minutos sobre a importância da pilotagem segura para prevenir acidentes e viram demonstrações práticas de frenagem correta. Os participantes ainda receberam um vale com direito à troca gratuita e completa de óleo da motocicleta, lanches e diversos brindes.

Esta edição do evento contou com novidades, como a realização de palestras voltadas especificamente aos condutores de motocicletas premium (acima de 450 cm³) e a inspeção da emissão de gases de uma amostragem de 143 motocicletas, fabricadas entre 2001 e 2019. Com a participação de dois engenheiros e a utilização de equipamentos analisadores de gases, foram medidos os limites de emissões dos escapamentos, considerando os índices estabelecidos legalmente para a inspeção veicular. Foram examinadas motocicletas com quilometragens variando de 2.079 a 278.827 km, de acordo com os registros de seus odômetros. Os resultados dos testes mostraram que as motocicletas com quilometragens elevadas – algumas superiores a 100 mil quilômetros – tiveram resultados compatíveis aos índices regulamentados.

A 24ª edição do MotoCheck-Up contou com o apoio do Ministério da Infraestrutura, Departamento Nacional de Trânsito – Denatran, Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal – DER/DF, Departamento de Trânsito do Distrito Federal – Detran/DF, Sindicato dos Motociclistas Profissionais do Distrito Federal – Sindmoto/DF e do Sindicato dos Trabalhadores Autônomos e Mototaxistas Motoboy do Distrito Federal – Sindmototaxi/DF.

 Perfil Motociclista

Durante o MotoCheck-Up, a entidade realizou também uma pesquisa que revelou o perfil dos motociclistas brasilienses e o tipo de uso que fazem das suas motocicletas.  Entre os participantes, 66,1% afirmaram que rodam mais de 100 quilômetros por dia e 36,7% percorrem diariamente mais de 200 quilômetros. Desse total, 52,2% trabalham como motofretistas, 14,7% atuam em áreas administrativas e 7,6% são funcionários públicos. O tempo de uso diário é de duas horas para 26% dos motociclistas entrevistados, aumenta para oito horas para 16,5% dos participantes e para 12 horas para outros 12,7%.

A maioria (84%) utiliza a motocicleta como meio de transporte para se deslocar de casa até o trabalho, enquanto 15% para o lazer e apenas 1% para ir e voltar à escola ou faculdade. Metade dos entrevistados afirmou que não costuma transportar garupa. O estudo mostrou ainda que cerca de 51% dos motociclistas pilotam há menos de 10 anos e quase 22% são experientes, com mais de 20 anos de pilotagem. Cerca de 75% são habilitados nas categorias A/B e 17,1% nas categorias A/D.

Os homens representam 97% dos motociclistas brasilienses, de acordo com o levantamento feito pela Abraciclo durante o MotoCheck-Up. A faixa etária predominante é 26 a 35 anos (38,2%), seguida bem de perto pelas pessoas com idades entre 36 e 45 anos (32,6%). Quase 51% concluíram o ensino médio e 23,6% têm o curso superior completo. Os solteiros representam 50,9% dos motociclistas; os casados, 43,2%; e os divorciados, 5,9%. Trinta por cento dos participantes não têm filhos, enquanto 26,4% possuem dois e 26,2%, um filho.

A pesquisa revelou que 52% dos participantes já sofreram acidentes. Desse total, 28,6% ficaram afastados por mais de 10 dias e 6,8% por mais de seis meses.

Os motociclistas brasilienses demonstraram que são bem conscientes sobre a importância da utilização de equipamentos de segurança: todos utilizam capacete; 56,7% usam jaqueta; 43,1% vestem luvas; 39,4% calçam botas e 4,7% se protegem com joelheiras.

As motocicletas de baixa cilindrada representaram a maioria das que passaram pelo MotoCheck-Up de Brasília: 69% eram equipadas com motores de 51 a 163 cm3. Na sequência, vieram motocicletas de 161 a 450 cm3 (17,2%), de 451 a 800 cm3 (8,6%) e acima de 800 cm3 (4,8%). A idade média varia de dois a nove anos (44,6%).

 Itens Com Mais Desgaste

Na vistoria, os mecânicos apuraram que o freio dianteiro foi o item que mais apresentou necessidade de manutenção (6,8%), seguido por luz do freio (5,9%), freio traseiro (5,3%), sistema de transmissão e pneu traseiro (empatados com 4,8%), em levantamento que envolve múltiplos registros para cada motocicleta.

Nas 24 edições do MotoCheck-Up, realizadas de 2008 a 2019, foram atendidos 50.931 motociclistas pelo País afora. Além de Brasília, o evento já foi realizado nas cidades de São Paulo (SP), Santos (SP), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Manaus (AM) e Teresina (PI), entre outras.

No levantamento acumulado das 24 edições, os cinco itens que apresentaram mais desgastes foram, pela ordem: freio traseiro (28,4%), freio dianteiro (23,4%), sistema de transmissão (22,9%), luz do freio (21,9%) e amortecedor traseiro (18,2%).

 Blitze Educativas

Ainda dentro das ações do Movimento Maio Amarelo, a Abraciclo realizou blitze educativas para motociclistas e ciclistas em diversos pontos críticos da capital paulista. Os pontos críticos foram definidos pela concentração da circulação de veículos de duas rodas e ocorrência de acidentes. A entidade desenvolveu as ações em parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego – CET, Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes e Prefeitura de São Paulo.

As blitze educativas para motociclistas ocorreram entre os dias 22 e 24 de maio, em 12 pontos como Estrada do M’Boi Mirim, Avenida dos Bandeirantes, Radial Leste (próxima à estação Belém do Metrô), entre outros locais. Nesses pontos, três promotoras estenderam uma faixa com mensagens de conscientização aos motoristas parados nos semáforos, como “Motorista, respeite o motociclista: em cima de uma moto tem um pai de família ou alguém como você” e “Motorista: fique atento aos motociclistas! Não use celular ao volante”. Nessa intervenção, foram distribuídos mais de seis mil chaveiros com mensagens de conscientização para os motociclistas.

Já as blitze para ciclistas foram realizadas de 27 a 30 de maio, em quatro pontos críticos da rede cicloviária da cidade de São Paulo, Em cada local, duas promotoras abordaram os ciclistas, durante a parada no semáforo da ciclovia, para entregar o livreto Guia do Ciclista Seguro, produzido pela Abraciclo com conteúdo desenvolvido pelo Instituto CicloBR, e um apito. No total, foram entregues dois mil exemplares do guia e 1,5 mil apitos.

Na avaliação do presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, esse conjunto de ações da entidade no Movimento Maio Amarelo representa mais uma iniciativa visando a maior conscientização dos condutores de veículos – tanto de duas rodas como os demais – sobre a necessidade de respeito às regras e normas que levem à paz no trânsito. “É preciso haver uma harmonização entre todos os usuários das vias públicas para termos um trânsito mais eficiente e, ao mesmo tempo, seguro. Para que isso seja alcançado, todos devem se envolver em iniciativas constantes de conscientização e orientação de condutores de veículos e pedestres, pois o investimento em educação é fundamental para se modificar o comportamento da população”, diz Fermanian.

Fonte: SD & PRESS

xosotin chelseathông tin chuyển nhượngcâu lạc bộ bóng đá arsenalbóng đá atalantabundesligacầu thủ haalandUEFAevertonxosofutebol ao vivofutemaxmulticanaisonbethttps://bsport.fithttps://onbet88.ooohttps://i9bet.bizhttps://hi88.ooohttps://okvip.athttps://f8bet.athttps://fb88.cashhttps://vn88.cashhttps://shbet.atbóng đá world cupbóng đá inter milantin juventusbenzemala ligaclb leicester cityMUman citymessi lionelsalahnapolineymarpsgronaldoserie atottenhamvalenciaAS ROMALeverkusenac milanmbappenapolinewcastleaston villaliverpoolfa cupreal madridpremier leagueAjaxbao bong da247EPLbarcelonabournemouthaff cupasean footballbên lề sân cỏbáo bóng đá mớibóng đá cúp thế giớitin bóng đá ViệtUEFAbáo bóng đá việt namHuyền thoại bóng đágiải ngoại hạng anhSeagametap chi bong da the gioitin bong da lutrận đấu hôm nayviệt nam bóng đátin nong bong daBóng đá nữthể thao 7m24h bóng đábóng đá hôm naythe thao ngoai hang anhtin nhanh bóng đáphòng thay đồ bóng đábóng đá phủikèo nhà cái onbetbóng đá lu 2thông tin phòng thay đồthe thao vuaapp đánh lô đềdudoanxosoxổ số giải đặc biệthôm nay xổ sốkèo đẹp hôm nayketquaxosokq xskqxsmnsoi cầu ba miềnsoi cau thong kesxkt hôm naythế giới xổ sốxổ số 24hxo.soxoso3mienxo so ba mienxoso dac bietxosodientoanxổ số dự đoánvé số chiều xổxoso ket quaxosokienthietxoso kq hôm nayxoso ktxổ số megaxổ số mới nhất hôm nayxoso truc tiepxoso ViệtSX3MIENxs dự đoánxs mien bac hom nayxs miên namxsmientrungxsmn thu 7con số may mắn hôm nayKQXS 3 miền Bắc Trung Nam Nhanhdự đoán xổ số 3 miềndò vé sốdu doan xo so hom nayket qua xo xoket qua xo so.vntrúng thưởng xo sokq xoso trực tiếpket qua xskqxs 247số miền nams0x0 mienbacxosobamien hôm naysố đẹp hôm naysố đẹp trực tuyếnnuôi số đẹpxo so hom quaxoso ketquaxstruc tiep hom nayxổ số kiến thiết trực tiếpxổ số kq hôm nayso xo kq trực tuyenkết quả xổ số miền bắc trực tiếpxo so miền namxổ số miền nam trực tiếptrực tiếp xổ số hôm nayket wa xsKQ XOSOxoso onlinexo so truc tiep hom nayxsttso mien bac trong ngàyKQXS3Msố so mien bacdu doan xo so onlinedu doan cau loxổ số kenokqxs vnKQXOSOKQXS hôm naytrực tiếp kết quả xổ số ba miềncap lo dep nhat hom naysoi cầu chuẩn hôm nayso ket qua xo soXem kết quả xổ số nhanh nhấtSX3MIENXSMB chủ nhậtKQXSMNkết quả mở giải trực tuyếnGiờ vàng chốt số OnlineĐánh Đề Con Gìdò số miền namdò vé số hôm nayso mo so debach thủ lô đẹp nhất hôm naycầu đề hôm naykết quả xổ số kiến thiết toàn quốccau dep 88xsmb rong bach kimket qua xs 2023dự đoán xổ số hàng ngàyBạch thủ đề miền BắcSoi Cầu MB thần tàisoi cau vip 247soi cầu tốtsoi cầu miễn phísoi cau mb vipxsmb hom nayxs vietlottxsmn hôm naycầu lô đẹpthống kê lô kép xổ số miền Bắcquay thử xsmnxổ số thần tàiQuay thử XSMTxổ số chiều nayxo so mien nam hom nayweb đánh lô đề trực tuyến uy tínKQXS hôm nayxsmb ngày hôm nayXSMT chủ nhậtxổ số Power 6/55KQXS A trúng roycao thủ chốt sốbảng xổ số đặc biệtsoi cầu 247 vipsoi cầu wap 666Soi cầu miễn phí 888 VIPSoi Cau Chuan MBđộc thủ desố miền bắcthần tài cho sốKết quả xổ số thần tàiXem trực tiếp xổ sốXIN SỐ THẦN TÀI THỔ ĐỊACầu lô số đẹplô đẹp vip 24hsoi cầu miễn phí 888xổ số kiến thiết chiều nayXSMN thứ 7 hàng tuầnKết quả Xổ số Hồ Chí Minhnhà cái xổ số Việt NamXổ Số Đại PhátXổ số mới nhất Hôm Nayso xo mb hom nayxxmb88quay thu mbXo so Minh ChinhXS Minh Ngọc trực tiếp hôm nayXSMN 88XSTDxs than taixổ số UY TIN NHẤTxs vietlott 88SOI CẦU SIÊU CHUẨNSoiCauVietlô đẹp hôm nay vipket qua so xo hom naykqxsmb 30 ngàydự đoán xổ số 3 miềnSoi cầu 3 càng chuẩn xácbạch thủ lônuoi lo chuanbắt lô chuẩn theo ngàykq xo-solô 3 càngnuôi lô đề siêu vipcầu Lô Xiên XSMBđề về bao nhiêuSoi cầu x3xổ số kiến thiết ngày hôm nayquay thử xsmttruc tiep kết quả sxmntrực tiếp miền bắckết quả xổ số chấm vnbảng xs đặc biệt năm 2023soi cau xsmbxổ số hà nội hôm naysxmtxsmt hôm nayxs truc tiep mbketqua xo so onlinekqxs onlinexo số hôm nayXS3MTin xs hôm nayxsmn thu2XSMN hom nayxổ số miền bắc trực tiếp hôm naySO XOxsmbsxmn hôm nay188betlink188 xo sosoi cầu vip 88lô tô việtsoi lô việtXS247xs ba miềnchốt lô đẹp nhất hôm naychốt số xsmbCHƠI LÔ TÔsoi cau mn hom naychốt lô chuẩndu doan sxmtdự đoán xổ số onlinerồng bạch kim chốt 3 càng miễn phí hôm naythống kê lô gan miền bắcdàn đề lôCầu Kèo Đặc Biệtchốt cầu may mắnkết quả xổ số miền bắc hômSoi cầu vàng 777thẻ bài onlinedu doan mn 888soi cầu miền nam vipsoi cầu mt vipdàn de hôm nay7 cao thủ chốt sốsoi cau mien phi 7777 cao thủ chốt số nức tiếng3 càng miền bắcrồng bạch kim 777dàn de bất bạion newsddxsmn188betw88w88789bettf88sin88suvipsunwintf88five8812betsv88vn88Top 10 nhà cái uy tínsky88iwinlucky88nhacaisin88oxbetm88vn88w88789betiwinf8betrio66rio66lucky88oxbetvn88188bet789betMay-88five88one88sin88bk88xbetoxbetMU88188BETSV88RIO66ONBET88188betM88M88SV88Jun-68Jun-88one88iwinv9betw388OXBETw388w388onbetonbetonbetonbet88onbet88onbet88onbet88onbetonbetonbetonbetqh88mu88Nhà cái uy tínpog79vp777vp777vipbetvipbetuk88uk88typhu88typhu88tk88tk88sm66sm66me88me888live8live8livesm66me88win798livesm66me88win79pog79pog79vp777vp777uk88uk88tk88tk88luck8luck8kingbet86kingbet86k188k188hr99hr99123b8xbetvnvipbetsv66zbettaisunwin-vntyphu88vn138vwinvwinvi68ee881xbetrio66zbetvn138i9betvipfi88clubcf68onbet88ee88typhu88onbetonbetkhuyenmai12bet-moblie12betmoblietaimienphi247vi68clupcf68clupvipbeti9betqh88onb123onbefsoi cầunổ hũbắn cáđá gàđá gàgame bàicasinosoi cầuxóc đĩagame bàigiải mã giấc mơbầu cuaslot gamecasinonổ hủdàn đềBắn cácasinodàn đềnổ hũtài xỉuslot gamecasinobắn cáđá gàgame bàithể thaogame bàisoi cầukqsssoi cầucờ tướngbắn cágame bàixóc đĩaAG百家乐AG百家乐AG真人AG真人爱游戏华体会华体会im体育kok体育开云体育开云体育开云体育乐鱼体育乐鱼体育欧宝体育ob体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育开云体育开云体育棋牌棋牌沙巴体育买球平台新葡京娱乐开云体育mu88qh88