TOTAL BRASIL: 5 dicas para aumentar a eficiência e a proteção dos motores dos veículos pesados

TOTAL BRASIL: 5 dicas para aumentar a eficiência e a proteção dos motores dos veículos pesados

É por meio dos quase dois milhões de quilômetros de rodovias que interligam as cinco regiões do país que milhares de caminhoneiros movimentam todos os dias a economia brasileira. E é graças à paixão e a dedicação desses grandes profissionais, responsáveis por percorrer até mesmo os lugares mais remotos, que o abastecimento de itens essenciais à população é realizado.

Para garantir que essas entregas sejam realizadas, desde o transporte de insumos até o de carga mais pesadas, a Total Brasil, filial do Grupo Total oferece uma gama completa de soluções para caminhões, ônibus de transporte urbano, utilitários e pick-ups. A linha de lubrificantes Total RUBIA proporciona aos motores a diesel desses veículos longos intervalos de troca de óleo, redução do desgaste mecânico, além do aumento do poder de limpeza e da diminuição dos danos causados pela partida a frio. E ainda é compatível com a mais avançada tecnologia EURO V e EURO VI.

A Total Brasil dá cinco dicas para a aumentar a eficiência e proteção dos motores pesados:

  1. Confira o óleo diariamenteos veículos pesos-pesados rodam por longas horas com grandes cargas e enfrentam variações constantes de temperatura que aceleram o desgaste das peças e do motor. Por isso o ideal é conferir o nível do lubrificante todos os dias e verificar se possuem manchas, borras ou algum tipo de resíduo metálico, que podem indicar problemas no motor.
  2. Utilize lubrificantes de qualidade:produtos sem procedência jamais devem ser usados pelo caminhoneiro. É importante seguir as recomendações do fabricante do veículo pesado para garantir o funcionamento correto do motor. A Total Brasil conta com a linha de lubrificantes Total RUBIA, uma linha completa de produtos homologados pelas principais montadoras do país para os motores a diesel de caminhões, ônibus de transporte urbano, utilitários, pick-ups, entre outros veículos do segmento.
  3. Atenção aos filtros de óleo:o próprio óleo diesel, por conta da sua formulação, tende a formar mais carbonização nos pistões quando comparado a outros combustíveis. Desta forma usar um lubrificante com bom poder detergente e a troca periódica do filtro de óleo, contribui para aumentar a vida útil do motor e garantir uma viagem mais segura.
  4. Fique de olho no combustível:o diesel utilizado no país tem alta taxa de enxofre e uma grande concentração de impurezas. Quando o caminhão roda com pouco combustível, a sujeira por metro cúbico de líquido aumenta e quanto maior a quantidade de impurezas, as chances de elas passarem pelo filtro e danificarem o motor são grandes. Evite abastecer apenas quando o motor estiver secando e opte por postos de sua confiança.
  5. Faça a leitura do veículo pesado:dependendo da localização do caminhoneiro, obter um óleo diesel com baixo teor de enxofre (S10) acaba se tornando difícil. Por isso é muito importante contar com um lubrificante que neutralize os agentes ácidos do óleo diesel. A linha Rubia TIR conta com esses agentes neutralizadores (carga TBN) que ajudam a prevenir esse ataque ácido proveniente do combustível com alto teor de enxofre.

POR DENTRO DA LINHA TOTAL RUBIA

RUBIA TIR 8900 10W-40 – Homologações: Mercedes-Benz (MB-Approval 228.51), Mack Trucks (Mack EO-O Premium Plus), MAN (M 3271-1), MAN (M3477), Renault Trucks (Renault Trucks RLD-3) e Volvo Trucks (Volvo VDS-4)

Atende aos requisitos técnicos: Cummins (CES 20081), DAF e IVECO (Iveco TLS E9)

RUBIA TIR 7900 15W-40 Homologações: Mack (EO-O Premium Plus), Volvo (vds-4), Mercedes-Benz (MB 228.31), MAN (M3575); Cummins (CES 2008) e Detroit Diesel (DDC 93K218).

RUBIA TIR 7900 FE 10W-30 – Homologações: Daimler (MB-approval 228.31), Cummins (CES 20081), Detroit Diesel Corporation (Detroit Diesel 93K218), Mack Trucks (Mack E0-0 Premium Plus), Man (Man M 3575), Renault Trucks (Renault Trucks RLD-3) e Volvo Trucks (Volvo VDS-4).

Atende aos requisitos técnicos: DAF, IVECO e linha diesel leve Mitsubish e Toyota

RUBIA TIR 7400 15W-40 – Homologações: Mercedes-Benz (MB 228.3), MAN (M 3275), Cummins (20076//20077/20078), Volvo (vds-3), Mack (EO-N) e Renault Trucks (RLD/RLD-2)

Atende aos requisitos técnicos: Carterpillar (CAT ECF 1-a), IVECO, DAF, Scania Toyota, Mitsubish e Ford

RUBIA TIR 6400 15W-40 Homologações: Mercedes-Benz (MB 228.1), Volvo (vds-2), MAN (M 3275), Renault Trucks (RD e RD-2)

Fonte: deZoito Comunicação