Volkswagen Caminhões e Ônibus celebra formatura de mais uma turma do programa Formare

Volkswagen Caminhões e Ônibus celebra formatura de mais uma turma do programa Formare

A turma de 2018 do programa Formare na Volkswagen Caminhões e Ônibus celebra a conclusão do curso junto com as parceiras do Consórcio Modular. O esforço e dedicação dos alunos durante o ano é recompensado com o sucesso: mais de 80% de aproveitamento desses jovens e o alto índice de aprovação em universidades.

Durante o ano no Formare, os jovens fazem um curso de montagem de mecânica de produto. Nesse período, têm aulas teóricas e práticas de segunda à sexta-feira, ministradas por cerca de 130 colaboradores voluntários.

Ao todo, são 33 disciplinas, divididas por 704 horas de aulas teóricas e 110 horas de prática, além da apresentação de um projeto final. Uma iniciativa idealizada pela Fundação Iochpe e realizada a quatro décadas, o curso é aprovado e certificado pelo Ministério da Educação (MEC).

Referência em responsabilidade social, a Volkswagen Caminhões e Ônibus e o Consórcio Modular foram pioneiros na região Sul Fluminense ao oferecer à comunidade essa oportunidade de qualificação profissional. “No total, já passaram mais de 270 jovens pelo programa Formare. Percebemos durante a trajetória de 19 anos do curso na fábrica, que os alunos estão cada vez mais comprometidos e determinados a fazer parte da família VWCO”, avalia Lineu Takayama, vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

A maioria dos alunos, após formados, já têm o primeiro emprego, pois vão trabalhar nas empresas parceiras que fabricam os caminhões e ônibus das marcas Volkswagen e MAN.

Além dessa oportunidade, com as aulas que recebem e o comprometimento que assumem, se destacaram no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), garantindo uma vaga nas universidades públicas do Brasil, e conquistaram bolsas de faculdades da região para custear 100% de seus estudo.

Esta, aliás, é uma tendência positiva do Formare na fábrica da VWCO. “A iniciativa é muito valorizada dentro da fábrica. Encontramos nas áreas, vários ex-Formare que hoje ocupam importantes cargos na Volkswagen Caminhões e Ônibus e no Consórcio Modular, algo que proporciona um enriquecimento ao nosso ambiente de trabalho através da pluralidade e inclusão”, destaca o vice-presidente.

Fonte: VOLSWAGEN Caminhões e Ônibus