FENATRAN 2019: FPT CURSOR 13 GÁS NATURAL ENTREGA MENORES EMISSÕES E MAIOR ECONOMIA COM O MESMO DESEMPENHO DO DIESEL

FENATRAN 2019: FPT CURSOR 13 GÁS NATURAL ENTREGA MENORES EMISSÕES E MAIOR ECONOMIA COM O MESMO DESEMPENHO DO DIESEL

A sustentabilidade é um dos desafios mais importantes para a indústria de Powertrain nos dias de hoje. Pensando sempre em soluções para melhorar a qualidade do ar e reduzir o envolvimento de veículos de transporte de cargas nas mudanças climáticas, a FPT Industrial apresenta na Fenatran 2019 – 22° Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga –, de 14 a 18 de outubro, no São Paulo Expo, o motor FPT Cursor 13 Gás Natural, um dos maiores sucessos do segmento na Europa.

O motor Cursor 13 Gás Natural é o mais potente propulsor movido 100% a gás natural comprimido, gás natural liquefeito e biometano da sua categoria, oferecendo potência máxima de 460 cv (338 kW) a 1900 rpm e torque máximo de 2000 Nm a 1100 rpm. É o primeiro motor On-Road especialmente desenvolvido para aplicações de longa distância, garantindo alta confiabilidade e menores custos de operação.

Seu nível de emissão de CO2 é até 9% mais baixo do que o equivalente movido a diesel e pode chegar a quase zero com biometano. O Cursor 13 Gás Natural também permite uma redução de emissões de 98% de material particulado e de 48% de NOx. Além disso, entrega uma economia de custos com combustível de até 40%, em comparação com o motor a diesel, e menor ruído de funcionamento.

Graças a um sistema de pós-tratamento, através de catalisador de três vias, compacto e sem necessidade de manutenção, a exclusiva tecnologia de combustão estequiométrica da FPT Industrial entrega desempenho equivalente ao diesel e contribui para o que Cursor 13 Gás Natural seja a solução mais adequada, proporcionando uma carga útil otimizada e melhor aproveitamento de espaço do caminhão. Dessa forma é possível instalar tanques de combustível mais espaçosos no veículo, elevando a sua autonomia.

FICHA TÉCNICA

FPT Cursor 13 Gás Natural

Aplicação: Caminhões e Ônibus

Cilindrada  [L]: 12,9 litros

Potência Máxima [cv]: 460 @ 1900 rpm

Torque [Nm]: 2000 @ 1100 rpm

Número de Cilindros: 6

Número de Válvulas por Cilindro: 4

Aspiração: Turbocompressor

Sistema de injeção: Multiponto estequiométrico

Diâmetro x Curso [mm]: 135 x 150

Dimensões C/L/A [mm]: 1.610/1.027/1.178

Combustível: Gás natural comprimido, gás natural liquefeito e biometano

Peso [kg]: 1240

Fonte: CNH Industrial