NGK disponibiliza vela de ignição com rosca orientada
NGK disponibiliza vela de ignição com rosca orientada
Com tecnologia desenvolvida no Japão, a vela de ignição com rosca orientada passou a ser comercializada recentemente no Brasil pela NGK, empresa especialista em sistema de ignição. Basicamente, a função do componente é melhorar a eficiência na queima de combustível e, consequentemente, a melhoria nos níveis de emissões de gases poluentes. Essa tecnologia reflete o compromisso da empresa de origem japonesa em trazer o que há de mais moderno para o mercado de aftermarket nacional.
“As velas de ignição com rosca orientada estão presentes nos motores mais modernos, tanto no Brasil quanto na Europa”, explica Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK do Brasil. O componente, que revolucionou o mercado de peças originais e de reposição, equipa os mais recentes lançamentos da indústria automotiva, como os novos modelos dotados de motor 1.0 TSI e 1.4 TFSI, da Volkswagen. Propulsores de veículos como Audi A3 1.4 16v TFSI também estão aptos para instalação.
Para uso desta tecnologia, os cabeçotes (parte superior do motor) também precisam possuir rosca orientada. A abertura dos eletrodos deve ficar voltada para o fluxo de combustível dentro da câmara de combustão. Isso resulta no melhor aproveitamento da mistura ar/combustível e, consequentemente, mais economia e aumento de desempenho.
“Pouco tempo atrás, a técnica de direcionar o eletrodo da vela era aplicada em veículos de alta performance e de competição. Agora, esta tecnologia já está disponível originalmente em alguns modelos nacionais de veículos”, enfatiza o especialista.
“Ao contrário das velas de ignição convencionais, as velas com rosca orientada devem ser milimetricamente alinhadas à rosca do cabeçote, e a ação exige que o profissional da reparação sempre utilize um torquímetro, ferramenta que permite a aplicação do torque correto de aperto da vela”, salienta Mori. Para isso, é necessário seguir as especificações da engenharia da montadora.
Fonte: PRINTER Press