SAE BRASIL: 16ª Competição Fórmula SAE começa dia 28 com 70 carros construídos por estudantes (22 elétricos)

16ª Competição Fórmula SAE começa dia 28 com 70 carros construídos por estudantes (22 elétricos)

 Estudantes de engenharia de 53 instituições de ensino superior de 14 Estados e Distrito Federal se preparam para a Competição Fórmula SAE BRASIL, que será realizada de 28 de novembro a 1º de dezembro no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, SP (veja lista das equipes por região).

Os carros, que lembram um Fórmula 1, são projetados e construídos por estudantes de cursos em diversas áreas da engenharia, sob a supervisão de professores. Eles são também responsáveis pela organização e gestão do trabalho das equipes, além da viabilidade econômica do projeto.

As equipes que obtiverem as melhores pontuações na etapa brasileira poderão representar o Brasil na competição mundial, promovida nos Estados Unidos em 2020 pela SAE International.

O Fórmula – Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de quatro tempos e capacidade volumétrica máxima de 710 cm³. Os elétricos são alimentados a partir de baterias de até 600 volts, com autonomia de pelo menos 22 km e potência para alcançar velocidade superior a 100 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 3.7s. Na competição, a recarga das baterias é realizada em carga lenta, em área com alto nível de segurança.

“Os programas estudantis da SAE BRASIL motivam os jovens à carreira de engenharia e lançam desafios muito além do conhecimento acadêmico adquirido na sala de aula”, analisa Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL 2017/2019.

16ª Competição Fórmula SAE BRASIL

PROGRAMAÇÃO

Local: Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA) – rodovia SP 135, km 13,5, Piracicaba – SP

Data:

27 (quarta-feira) – apresentação das equipes na Secretaria do evento

Dia 28 (quinta-feira)- das 10h às 18h – Inspeções técnicas de segurança

Dia 29 (sexta-feira) – das 9h às 16h – Provas estáticas de segurança (inspeção técnica, frenagem, ruído, isolamento

elétrico e inclinação) e design (custo, projeto e negócios)

Dia 30 (sábado), das 9h às 16h – Apresentações orais e provas dinâmicas (aceleração, manobrabilidade e autocross).

Dia 1º (domingo) -, das 9h às 12h – Enduro. Encerramento.

Fonte: Companhia de Imprensa