VW: Garagem VW reúne clássicos da Volkswagen pela 1ª vez no Brasil

 Garagem VW reúne clássicos da Volkswagen pela 1ª vez no Brasil

A Garagem VW, localizada na Ala 5 da Fábrica Anchieta, reúne 20 modelos em perfeito estado de conservação. Os carros parecem ter saído da linha de produção agora, fruto de um trabalho meticuloso de preservação e de restauração realizado ao longo dos últimos 15 anos.

Os modelos da Garagem VW foram separados por temas. Os “Clássicos da Anchieta” reúnem os modelos “irmãos” do Fusca e que traziam motor a ar, produzidos entre os anos 1950 e 1980. Estão lá, por exemplo, modelos como Fusca, 1600, 1600 TL, Brasília, Variant e SP1. A Kombi, claro, merece um capítulo à parte, especialmente para a última unidade produzida no Brasil, uma Kombi Standard branca, de dezembro de 2013.

O Passat e o Santana também têm lugar de destaque na Garagem VW. Esses modelos elevaram os produtos da Volkswagen a um nível superior de tecnologia, com motores de refrigeração líquida e novos conceitos de segurança.

A fase da Autolatina é homenageada por dois dos principais representantes: Apollo e Pointer – este, uma referência em design e ergonomia nos anos 1990. Nessa época, também fizeram grande sucesso os derivados do Gol (Voyage, Parati e Saveiro).

Outra novidade da Garagem VW é a exibição, pela primeira vez, de alguns modelos protótipos da Volkswagen, que nunca chegaram às ruas brasileiras. O BY, por exemplo, foi um projeto baseado na família BX (Gol), mas com dimensões reduzidas e soluções inteligentes de aproveitamento interno. Já o VEMP foi um veículo desenvolvido pela Engenharia da Volkswagen no Brasil para utilização específica do Exército, com muitas peculiaridades mecânicas.

A Fábrica Anchieta foi a primeira unidade fabril da Volkswagen fora da Alemanha. Desde a inauguração já foram produzidos 14 milhões de veículos. Os números alcançados em seis décadas reforçam a importância da fábrica, que começou a ser construída em 1956, entrou em funcionamento em 1957 e foi inaugurada oficialmente em novembro de 1959, tonando-se referência e revolucionando o setor automobilístico brasileiro. A Anchieta é considerada um complexo industrial completo por abrigar atividades como Estamparia, Armação, Pintura, Montagem Final, Centro de Pesquisa, Planejamento e Desenvolvimento de Novos Produtos.

Fonte: VOLKSWAGEN do Brasil