DAF CF Electric percorre 150 mil quilômetros movido a eletricidade na Europa

DAF CF Electric percorre 150 mil quilômetros movido a eletricidade na Europa

Cada vez mais cidades estão expressando sua intenção de permitir apenas veículos livres de emissões, e quase totalmente silenciosos em seus centros urbanos, e o DAF CF Eletric é uma opção que atende estas demandas.

“Chegamos ao ponto em que podemos começar a vender o CF Electric em número limitado”, disse Richard Zink, membro do Conselho de Administração e responsável por Marketing e Vendas. “Em torno de algumas dezenas de unidades anualmente para garantir uma excelente qualidade. Por isso, iniciamos a produção de maneira controlada. Simultaneamente, podemos construir totalmente nossa rede de serviços, passo a passo. O cavalo mecânico CF Electric está agora disponível para clientes na Holanda, Bélgica e na Renânia do Norte-Vestfália, na Alemanha. Dependendo da infraestrutura local de carregamento da bateria e das possibilidades de pós-venda, a comercialização em outras partes da Europa será considerada”.

DAF CF Electric 18 horas por dia, 7 dias por semana

Os clientes da DAF, Jumbo, Simon Loos e Tinie Manders Transport, da Holanda; e Rhenus Group, da Alemanha, possuem um CF Electric em sua frota. Também em Tinie Manders, o caminhão elétrico é usado com muita intensidade: o trator já percorreu mais de 30 mil quilômetros e circula sete dias por semana, das seis da manhã à meia-noite. A maioria das rotas consiste em viagens curtas na região de Eindhoven.

“O CF Electric é tão confiável quanto qualquer outro caminhão DAF”, diz Eveline Manders, co-diretora da Tinie Manders Transport. “Planejar o percurso e dirigir um caminhão elétrico requer uma mentalidade diferente. Você precisa garantir que a rota se encaixe no caminhão – e não o contrário. Além disso, para otimizar o uso do veículo, é importante que você possa carregar as baterias durante a carga e a descarga. Levando essas duas questões em consideração, o caminhão elétrico poderá ser uma ótima alternativa para distribuição urbana”.

Recentemente, a DAF e o VDL Groep anunciaram que quatro caminhões de coleta de lixo CF Electric de três eixos e totalmente elétricos entrarão em operação, para a coleta de ’emissões zero’ de produtos residuais nas áreas urbanas.

DAF CF Electric — Especificações Técnicas

Trator de peso                                                         9.700 kg

Motor elétrico                                                          210 kW

Torque                                                                      2.000 Nm

Capacidade da bateria                                          170 kWh

Alcance do veículo totalmente carregado          aproximadamente 100 km

Baterias de carga rápida                                     35 minutos (bij 300kW)

Fonte: Grupo Printer