KIA lança hatch RIO e amplia linha da marca no Brasil

KIA lança hatch RIO e amplia linha da marca no Brasil

Com design atraente e uma ampla lista de itens de série, o hatch KIA RIO é o mais recente lançamento da Kia Motors no Brasil, ampliando a linha de veículos da marca no País. Projetado nos estúdios de Design da KIA na Europa e nos EUA, em colaboração com a base de Design de Namyang, na Coreia do Sul, o KIA RIO apresenta uma atrativa combinação de desempenho, tecnologia, recursos de segurança e conveniência, com uma divertida experiência de condução.
“Estamos otimistas com a chegada do KIA RIO, um modelo que tem tudo a ver com o Brasil. O hatch é um produto alegre e divertido – e seu nome ainda remete, mesmo que não intencionalmente, ao Rio de Janeiro, cidade-símbolo do nosso País e referência em belezas naturais, musicalidade e estilo de vida”, observa José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil.
“Seu design externo, qualidade de acabamento e conectividade vão surpreender o consumidor brasileiro de todas as idades, mas em especial os jovens. Trata-se de um carro produzido para competir no mercado internacional, ou seja, com detalhes de acabamento superiores”, enfatiza Gandini.
Em sua quarta geração, o KIA RIO tem o status de um dos modelos mais vendidos da história da montadora sul-coreana, com mais 6,7 milhões de unidades comercializadas em todo o mundo a partir do ano de 2000.
Fabricado na planta de Pesquería, no México, o KIA RIO está disponível nas concessionárias brasileiras em duas versões: uma LX, por R$ 69.990,00, e uma EX, por R$ 78.990,00. Ambas possuem garantia de cinco anos ou 100 mil km, uma das maiores oferecidas no País.
Visual moderno – O exterior do KIA RIO é definido por linhas firmes e bem marcantes, proporcionando visual mais sofisticado e esportivo. Na frente, a grade “nariz de tigre” conta com acabamento black piano e se une aos faróis para uma aparência mais agressiva.
A traseira possui projeções mais curtas e lanternas mais finas e expressivas. O visual traseiro do KIA RIO também reforça a sensação de estabilidade no design do modelo.
O hatch possui 4.065 mm de comprimento, 1.450 mm de altura e 1.725 mm de largura. O entre-eixos é de 2.580 mm, o que resulta em uma cabine espaçosa e confortável para todos os passageiros. A capacidade normal do porta-malas (VDA) é de 325 litros.
As versões LX e EX vêm equipadas com rodas de liga leve de 15”, com pneus 185/65, o que destaca o apelo divertido e o refinamento do KIA RIO. Em breve, para um visual mais esportivo e dinâmico, o RIO EX terá uma outra versão equipada com rodas de 17” com pneus 205/45, cujo preço ainda não está definido.
Espaçoso e confortável – O interior do KIA RIO é espaçoso e moderno, com um painel de instrumentos aprimorado, layout ergonômico e materiais sofisticados. A cabine também foi projetada para acomodar uma ampla gama de tecnologias.
As linhas horizontais que percorrem o painel seguem o padrão do design exterior e proporcionam visual mais amplo. Para aumentar a conveniência, o console central oferece uma bandeja de dois níveis para acomodar melhor os dispositivos móveis, como smartphones.
Graças às dimensões ampliadas, a cabine do KIA RIO está entre as mais espaçosas da categoria. Os bancos da frente também foram desenhados para proporcionar o máximo em conforto, com design mais fino e acolchoado para minimizar o cansaço do motorista durante longas viagens.
Tecnológico, o KIA RIO oferece uma lista generosa de recursos, incluindo sistema multimídia com tela de 7” sensível ao toque, conectividade com smartphones, por meio do Android Auto™ e do Apple CarPlay®, Bluetooth com reconhecimento de voz e volante multifuncional com regulagem de altura, além de controles de chamada e do sistema de som.
Na versão EX, o conforto e a conveniência são reforçados pelo ar-condicionado automático digital com filtro antipólen, revestimento de couro nos bancos, no volante e na alavanca de transmissão, além de revestimento dos apoios de braço em soft touch nas quatro portas e saída USB para os assentos traseiros.
Potência e eficiência – O KIA RIO vem sempre equipado com transmissão automática de seis velocidades e motor 1.6 litro, flex, 16V, de quatro cilindros, com comando duplo variável (Dual CVVT), visando eficiência energética aprimorada, melhor capacidade de resposta e dinâmica de condução de baixa velocidade.
Abastecido com etanol, desenvolve até 130 cv de potência a 6.000 rpm e 16,5 kgm de torque a 4.500 rpm. Com gasolina, atinge até 123 cv de potência a 6.000 rpm e 16,0 kgm de torque a 4.700 rpm.
Plataforma avançada – A nova plataforma do KIA RIO é maior que a do modelo da geração anterior, além de sustentada por uma suspensão atualizada. Os engenheiros da Kia Motors procuraram refinar a experiência de condução por meio da suspensão dianteira MacPherson totalmente independente e de um eixo traseiro com barra de torção. A capacidade de frenagem vem dos freios a disco na dianteira e dos freios a tambor de 8” na traseira.

FICHA TÉCNICA – VERSÃO EX / LX

  • MOTOR F4FA – 1.6L Tipo 4 cilindros em linha
  • Sistema de alimentação Injeção eletrônica sequencial
  • Cilindrada (cm3 ) 1.591 Comando DOHC, 16 válvulas D-CVVT (variáveis)
  • Taxa de compressão 11,0:1 Potência máxima (cv @ rpm) 123 / 130 @ 6.000
  • Torque máximo (kgm @ rpm) 16,0 @ 4.700 / 16,5 @ 4.500
  • COMBUSTÍVEL Flex
  • SUSPENSÃO Dianteira Tipo Mc Pherson, independente, molas helicoidais e amortecedores a gás Traseira Eixo de torção, molas helicoidais e amortecedores a gás
  • DIREÇÃO Tipo Elétrica Raio de giro (m) 5,1
  • TRANSMISSÃO Tipo Automática Relação de transmissão 6 A/T 1ª 4,400 2ª 2,726 3ª 1,834 4ª 1,392 5ª 1,000 6ª 0,774 Final 3,437
  • TRAÇÃO Dianteira 4×2 FREIOS Dianteiros Discos ventilados Traseiros Tambor 8”
  • RODAS Liga leve Dianteiras 6J15 Traseiras 6J15 PNEUS Dianteiros 185/65R15 Traseiros 185/65R15
  • CHASSI E CARROCERIA Tipo Carroceria monobloco em aço estampado e alumínio

DIMENSÕES DO VEÍCULO

  • Comprimento (mm) 4.065 Largura (mm) 1.725 Altura (mm) 1.450
  • Distância entre eixos (mm) 2.580 Bitola (diant./tras.) (mm) 1.518 / 1.524 Balanço traseiro (mm) 655 Balanço dianteiro (mm) 830
  • PESOS Em ordem de marcha (kg) 1.141 Peso bruto total (kg) 1.610
  • OUTRAS ESPECIFICAÇÕES

Altura mínima do solo Volume do porta malas (VDA) Normal (l) Rebatido (l) (mm) 140 325 1.103 Volume do tanque de combustível (l) 45
Fonte: TEXTO Final