MARELLI INVESTE EM TECNOLOGIAS PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS

MARELLI INVESTE EM TECNOLOGIAS PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS

A Marelli acaba de anunciar uma parceria estratégica com a empresa norte-americana Transphorm Inc., especializada na produção de semicondutores e soluções inovadoras no campo de sistemas eletrônicos de conversão de energia. Essa colaboração permitirá à Marelli obter conhecimento valioso e acessar tecnologias de ponta no campo da propulsão elétrica, com atenção especial aos conversores de energia, carregadores de bordo (OBC) e inversores para veículos híbridos e elétricos.

A Transphorm é reconhecida pelo seu papel de liderança na revolução do uso de Nitreto de Gálio (GaN) no desenvolvimento de dispositivos de alto desempenho e confiabilidade destinados a aplicações de conversão de energia de alta tensão. A empresa se posiciona como líder no mercado graças à sua experiência no uso de GaN no setor automotivo.

O acesso às tecnologias da Transphorm é uma vantagem estratégica para a Marelli na busca de oportunidades de crescimento por meio da inovação dentro de sua área de negócios “e-Powertrain”, dedicada à propulsão elétrica. Um investimento desse tipo em eletrônica de potência representa um passo importante na evolução das soluções de propulsão elétrica, com maior eficiência e redução de custos do “sistema”, com consequentes benefícios para as montadoras e os usuários finais.

Por meio dessa parceria, a Marelli e a Transphorm se beneficiarão da troca de conhecimentos e informações destinadas a criar novas soluções de conversão de energia para o mundo automotivo e de veículos elétricos, incluindo OBC (carregadores de bordo), conversores DC-DC e inversores para grupos de transmissão. Os engenheiros da Marelli trabalharão lado a lado com a equipe da Transphorm para capitalizar a experiência e a excelência em fabricação, e guiarão o processo de desenvolvimento de soluções tecnológicas de valor agregado, alinhados com a estratégia de investimento em soluções de propulsão elétrica para veículos e para o automobilismo. A Transphorm trabalhará exclusivamente com a Marelli nos próximos dois anos com vistas ao desenvolvimento conjunto e estreita cooperação de engenharia com o objetivo de possibilitar novas tecnologias para veículos elétricos.

Joachim Fetzer, CEO da área de negócios Electric Powertrain da Marelli, declarou: “A conversão de energia é crucial para o futuro dos carros elétricos e os investimentos nesse tipo de tecnologia são fundamentais para garantir o melhor desempenho com o menor custo. Temos o prazer de fazer parceria com a Transphorm, líder indiscutível do mercado. Essa parceria nos permitirá colaborar com a equipe da Transphorm para projetar e aprimorar produtos que garantam melhor desempenho, eletrônica de potência eficiente e, consequentemente, redução no custo de veículos elétricos”.

Primit Parikh, co-fundador e COO da Transphorm, acrescentou: “O segmento de veículos automotores e elétricos, em particular, representa uma das melhores oportunidades para a aplicação de conversão de energia baseada em nitreto de gálio (GaN) e a colaboração com um líder global como a Marelli é uma demonstração sólida da qualidade, confiabilidade, produção e desempenho geral de nossas soluções GaN. A visão de longo prazo da equipe Marelli e-Powertrain em termos de sistemas inovadores será extremamente valiosa na implementação do GaN em veículos elétricos “.

Fonte: SD & Press