DICAS: Carro parado na garagem? Então ele precisa de cuidados

Carro parado na garagem? Então ele precisa de cuidados

Durante o isolamento social a recomendação é ficar em casa, por isso os carros estão passando mais tempo estacionados nas garagens. Contudo, mesmo parados, os veículos precisam de cuidados. Para evitar situações de urgência ou falhas quando ele voltar a circular com mais frequência, Silvio França, Supervisor de Pesquisa e Desenvolvimento da Petroplus – STP do Brasil, líder absoluta no segmento de serviços e produtos automotivos, elaborou algumas dicas de manutenção e limpeza ideais para serem feitas regularmente:

Óleo e motor Um dos principais pontos de atenção para manter o bom funcionamento do veículo são os cuidados com os freios e o óleo do motor. É necessário realizar a troca constante do fluído de freio de acordo com a recomendação do fabricante, além da troca de óleo do motor, responsável por realizar toda a lubrificação do sistema, garantindo melhor performance e a circulação dos pistões na câmara de combustão.

Pneus e bateria Por terem contato direto com a superfície do chão, os pneus sofrem muito desgaste, o que torna muito importante manter a calibragem em dia e de acordo com a recomendação do fabricante. Se estiver careca, ele também pode ocasionar acidentes e multas, portanto, aproveite a quarentena para realizar a troca. Opte por fazer um rodízio de pneus, respeitando a periodicidade, a fim de manter as condições exigidas de trânsito quando o isolamento social acabar. Do mesmo modo, é necessário manter em dia o cuidado com a bateria, que após algum tempo sem uso pode apresentar falhas na partida. A recomendação é ligar o veículo todos os dias com o objetivo de garantir o funcionamento completo do sistema. Aliás, se possível, dê uma volta no quarteirão, sempre mantendo as normas de isolamento social recomendadas.

Ar Condicionado e acessórios A higienização correta não é fundamental somente para o veículo, mas como forma de garantir a saúde do motorista e passageiros contra ácaros e bactérias.

Fonte: IMAGE