PPG contribui para o desenvolvimento e preparo profissional de 800 jovens em 2020

PPG contribui para o desenvolvimento e preparo profissional de 800 jovens em 2020

Ao longo do ano de 2020, a PPG e a Junior Achievement, uma das maiores instituições mundiais voltadas para a educação, promoveram diversos projetos educacionais para alunos dos ensinos Fundamental e Médio da rede pública de Sumaré (SP). Considerando o período de pandemia, as duas organizações realizaram ações totalmente on-line e gratuitas para os estudantes, que aprenderam sobre temas relacionados ao preparo para o mercado de trabalho, educação financeira e empreendedorismo.
“Nós temos um compromisso com as comunidades onde estamos presentes, especialmente com o crescimento pessoal e profissional dos jovens. Por meio da parceria com a Junior Achievement, promovemos a educação e influenciamos positivamente o desenvolvimento dos alunos, tanto como cidadãos quanto para o primeiro emprego”, diz Raquel Klemz, coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social da PPG para a América do Sul.
Desde 2013, cerca de 16 mil crianças e adolescentes já participaram das atividades promovidas pela ONG em parceria com a empresa. Aplicados por funcionários voluntários da PPG treinados pela própria Junior Achievement, os módulos oferecem uma visão geral das habilidades técnicas e interpessoais necessárias para ingressão e sucesso dos jovens no mercado de trabalho.
Entre os projetos realizados no último ano, estão:
O Futuro do Trabalho – proporcionou uma reflexão sobre as habilidades socioambientais e suas preferências na hora de escolher uma carreira, apresentando os impactos da 4ª Revolução Industrial e as carreiras de alto crescimento no futuro do trabalho, como as áreas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática – em inglês).
Meu Dinheiro Meu Negócio – conscientizou e orientou os alunos do Ensino Médio sobre a importância de uma vida financeira saudável. Os adolescentes aprenderam como contribuir para o desenvolvimento de habilidades necessárias para decisões mais conscientes em relação ao dinheiro.
Conectado com o amanhã – com um conteúdo focado nas perspectivas de carreira e competências comportamentais desejadas no mercado de trabalho, possibilitou aos jovens um momento de reflexão sobre o futuro e como se preparar para ingressar no mercado de trabalho.
As vantagens de permanecer na escola – demonstrou os custos e vantagens de frequentar a escola, com gráficos, elaboração de orçamento e planejamento de carreira. Os estudantes receberam ainda informações educacionais e sugestões de carreiras que podem seguir.
Vamos falar de ética – possibilitou aos alunos uma reflexão sobre os benefícios de uma conduta ética em suas vidas pessoal e profissional, contribuindo para a melhor compreensão de seu papel como cidadãos.
Innovation Camp – com o auxílio de mentores e colaboradores voluntários da PPG, equipes de estudantes buscaram soluções para um desafio real da comunidade de Sumaré, relacionado ao desenvolvimento econômico e sustentável da cidade. Utilizando ferramentas e conceitos de gestão de projetos, os alunos apresentaram propostas inovadoras para alavancar o crescimento da região e melhorar e vida da população.
A parceria entre as duas organizações continuará em 2021. “Ao final de cada projeto, recebemos um retorno muito positivo dos participantes, de ambos os lados. Neste ano, a PPG seguirá apoiando as comunidades onde operamos e também incentivando os colaboradores a contribuírem para a educação dos jovens”, finaliza Raquel.

Fonte: PPG