TURBINAS – Dica técnica
Os veículos convencionais não possuem turbina, isto é, são aspirados. Geralmente são turbinados apenas, além de veículos a diesel, veículos de competições, versões esportivas de modelos comerciais ou veículos cuja turbina foi adaptada. O turbo ficou conhecido entre os carros tuning e de rua como uma opção para aumento de potência e em alguns casos somente por estética, pelo som emitido pelo ar saindo da válvula de prioridade.
O objetivo da instalação da turbina num veículo é aumentar a potência do motor, propiciando rotações mais altas e, consequentemente, velocidades mais elevadas. A turbina também proporciona arrancadas mais fortes e respostas mais rápidas em razão da capacidade de alcançar rotações mais altas em menos tempo.
A turbina assemelha-se a um caracol, isso possibilita a circulação de ar até a câmara de combustão. É composta por três partes principais: a caixa quente, a caixa fria e o eixo. A função da turbina é aumentar a quantidade de ar recebido pelo motor, tornando a queima do combustível mais rica.
Um carro original roda com 90% da sua potência a novel do mar e a cada mil metros de altitude se perde 10% da capacidade de ar admitido pelo motor, se somarmos as condições de clima, essa perda pode chegar a 30%, o que empobrece a mistura de ar e combustível. Os motores turboalimentados trabalham sempre com 100% da capacidade, tanto a nível do mar quanto em maiores altitudes.
A turbina possui dois rotores, um é responsável por gerar energia mecânica para que o outro possa pressionar o ar para dentro dos cilindros. Um deles é conectado ao coletor de escapamento, enquanto o outro é ligado ao coletor de admissão. O rotor que está ligado ao coletor de escape é estimulado pelos gases do escapamento e com isso gira em alta velocidade. Já que ele está ligado ao compressor por meio de um eixo, sua rotação faz o compressor girar também, o que possibilita o ar, que vem do filtro de ar, ser comprimido dentro do cilindro, melhorando a queima do combustível.
Resumindo: os gases do escapamento impulsionam, por meio de uma hélice, um rotor que, por estar conectado ao compressor, faz com que esse, também através de hélices, empurre o ar para o coletor de admissão, com a finalidade de que o ar seja queimado junto com o combustível. E é assim que funciona a compressão do ar nas turbinas.
FONTE: COLABORAÇÃO GIROS PEÇAS