O misterioso número de chassi
Para que serve?
Com o número do chassi, é possível verificar a procedência e as características do veículo, auxiliando órgãos de segurança pública a identificar fraudes. Esse número também é utilizado para qualquer tipo de controle. Até mesmo quando a montadora realiza uma convocação de recall, é pelo número de chassi que ela consegue identificar se o veículo está ou não dentro dessa convocação.
Informações contidas
O VIN (Vehicle Identification Number) segue a Norma NBR 6066, que informa como ele deve ser formado e quais informações deve conter.
Essas informações são divididas em três blocos alfanuméricos. Confira:
WMI (World Manufacturer Identifier ou “identificador de fabricante mundial”)
Esse primeiro bloco identifica em qual país seu veículo foi produzido e o fabricante. O primeiro número aponta a região geográfica (Ex: América do Sul = 8 ou 9). Em seguida, um dígito revela o país de origem (Ex: Brasil = A a E, e 3 a 9), e o terceiro identifica a montadora.
Exemplos de países (1º e 2º caracteres):
BRASIL – 9A a 9E e 93 a 99
ARGENTINA – 8A a 8E
MÉXICO – 3A a 3W
Exemplos de montadoras (3º dígito):
GENERAL MOTORS – G
FORD – F
VOLKSWAGEN – W
GRUPO VDS (Vehicle Description Section ou “seção descritiva do veículo”)
Esse grupo de caracteres agrupa informações que podem variar dependendo da montadora, mas normalmente identifica o modelo do veículo, a versão, o tipo de carroceria, de motorização e a quantidade de portas.
Para o exemplo acima, a “tradução” é a seguinte (4º ao 9º dígito):
R – Modelo do veículo (Celta)
D – Versão do veículo (LT)
08 – Carroceria (hatchback)
X – Motorização (1.4)
0 – Número constante
FONTE: CDN COMUNICAÇÃO