O BMW Group na telona
Em 1916, ano em que a BMW foi fundada, a indústria cinematográfica mundial atravessava um período de ampla transformação e que marcaria para sempre os rumos de sua história. Enquanto o cinema europeu, até então o mais poderoso do planeta, enfrentava duros desafios causados pela guerra, os Estados Unidos viam o surgimento dos grandes estúdios de Hollywood, a ascensão de Charles Chaplin e de inúmeros astros e estrelas, que se tornariam ícones da telona.
Desde o início do cinema, os veículos automotivos e a sétima arte têm sido grandes parceiros; em alguns casos, as máquinas de quatro e duas rodas já foram até protagonistas de longa-mentragens. A lista de títulos é enorme e os veículos do BMW Group têm tido um importante papel nos enredos cinematográficos – ações concretizadas, em geral, por meio de parcerias comerciais no formato de “product placement”, uma ferramenta de marketing bem difundida no mercado. Filmes como “007 – O Amanhã Nunca Morre”, “Uma Saída de Mestre”, “Ronin” e, mais recentemente, “Missão: Impossível – Nação Secreta” são alguns bons exemplos nos quais um veículo do BMW Group contribuiu para tornar a trama mais emocionante; ainda mais para quem aprecia o mundo sobre rodas. Veja a seguir algumas das principais contribuições do grupo para o cinema.
BMW M3 e BMW S 1000 RR – “Missão: Impossível – Nação Secreta” (2015)
A parceria de sucesso entre a empresa e a franquia “Missão: Impossível”, firmada no quarto filme da série, “Protocolo Fantasma” (2011), foi retomada em “Nação Secreta” (2015). Desta vez, o astro Tom Cruise tem como parceiro das cena a ultima geração do BMW M3. Equipado com um poderoso motor 3.0 litros, de seis cilindros em linha, turbo, com 425 cavalos de potência, a nova geração do sedã esportivo protagonizou cenas de perseguição espetaculares. Famoso por dispensar o uso de dublês, Cruise guia o BMW M3, que entre outras façanhas, desce uma imensa escadaria e salta de marcha a ré a uma altura de tirar o fôlego. Em outra sequência, quatro motos superesportivas BMW S 1000 RR surgem fazendo manobras em uma rodovia, tendo o agente Ethan Hunt – interpretado por Cruise – sobre uma delas. Lançada no Salão de Colônia de 2014, a superesportiva vem equipada com um motor de quatro cilindros, 999 cc e 199 cv.
BMW Vision Efficient Dynamics – “Missão: Impossível – Protocolo Fantasma” (2011)
Estrela da BMW no Salão de Frankfurt de 2009, o protótipo híbrido Vision Efficient Dynamics fez sua estreia nos cinemas dois anos depois, em “Missão: Impossível – Protocolo Fantasma”. No filme, Cruise usa o esportivo de formas futuristas para investigar uma organização terrorista. O veículo conta com um motor turbodiesel de três cilindros e 1.5 litro para girar as rodas traseiras. Um gerador elétrico em cada eixo aciona a tração integral. O conjunto atinge 356 cv de potência e brutos 800 Nm de torque. O modelo-conceito foi utilizado como base para o lançamento, em 2013, do revolucionário híbrido BMW i8.
MINI Cooper S – “Uma Saída de Mestre” (2003)
Refilmagem do clássico „Um Golpe à Italiana“, de 1969, não poderia faltar neste remake a épica fuga a bordo de três MINI Cooper S. Repaginada, a sequência contou com a participação de exemplares do modelo fabricados em 2003, nas cores branca, azul e vermelha. No filme, Mark Wahlberg dá vida a Charlie Crocker, que está decidido a recuperar um cofre roubado por um ex-sócio. Para executar seu plano, ele reúne um grupo de especialistas – que inclui dois pilotos interpretados pelo ator Jason Statham e pela bela Charlize Theron – e provoca um mega congestionamento em Los Angeles (EUA). São inesquecíveis as tomadas dentro do metrô da cidade, em que os MINIs descem uma escadaria e andam na plataforma de embarque dos trens.
BMW Z4 – “The Hire” (2002)
Oito curta-metragens com duas coisas em comum: um automóvel BMW tendo o astro britânico Clive Owen como motorista. Cada filme conta uma história distinta, em cerca de dez minutos. Este era o mote da série “The Hire”, produzida especialmente para a internet pela BMW, entre 2001 e 2002. Entre os BMWs usados nas filmagens estavam um roadster BMW Z4, sedãs BMW 540i e 740i, um cupê BMW M3 e um SAV BMW X5. Diretores renomados como John Frankenheimer, Ang Lee, Wong Kar-wai, Guy Ritchie, Alejandro González Iñárritu, John Woo, Joe Carnahan e Tony Scott participaram do projeto, que contou ainda com a participação de estrelas do mundo pop, como Madonna, Marilyn Manson, James Brown e atores do calibre de Forest Whitaker, Mickey Rourke, Don Cheadle, Gary Oldman e F. Murray Abraham.
BMW 735i – “Carga Explosiva” (2002)
Um BMW Série 7 também foi o modelo escolhido para atuar no filme que deu origem à série cinematográfica de mesmo nome. Nele, o ex-fuzileiro naval Frank Martin, interpretado por Jason Statham, é contratado como motorista para entregar uma encomenda misteriosa. O modelo usado nas filmagens era um BMW 735i, de terceira geração, produzido entre 1997 e 2001, que trazia um V8 3.5 litros de 241 cv acoplado a uma transmissão manual de seis marchas debaixo do capô. As cenas de perseguição, logo no início do longa, misturam as belas paisagens de Côte D‘Azur, no sul da França, com tomadas memoráveis, como a que mostra um salto de uma ponte sobre um caminhão cegonha.
BMW Z8 – “007 – O Mundo Não é o Bastante” (1999)
Herdeiro direto do BMW 507, lançado em 1955 e considerado um dos mais belos roadsters de todos os tempos, o BMW Z8 sequer havia entrado em produção quando o filme chegou aos cinemas. De linhas estonteantes que o transformaram em um ícone da marca, o BMW Z8 vinha com o mesmo motor V8 do BMW M5, de 4,9 litros e 400 cv, capaz de catapultá-lo aos 100 km/h em meros 4,7 s. Apenas 2.000 unidades do Z8 foram produzidas entre 2000 e 2002, e somente 400 foram enviadas aos EUA.
BMW 535i (E34) – “Ronin” (1998)
O filme estrelado por Robert de Niro exibe uma das cenas de perseguição mais famosas do cinema. Nela, De Niro no papel do ex-agente da CIA Sam, segue ao encalço de um BMW 535i pelas ruas estreitas, pontes e túneis de Paris. Com direito a muita ação, a sequência impressiona pelo realismo. Produzido entre 1987 e 1993, o 535i escondia sob o capô um motor 3.5 litros, de seis cilindros, de 211 cv. Vinha com ABS e airbags de série, algo incomum para a época.
BMW 750iL (E38) e BMW R 1200 C – “007 – O Amanhã Nunca Morre” (1997)
No segundo filme estrelado por Pierce Brosnan como 007, um BMW Série 7 com entre-eixos longo rouba a cena literalmente. Entre outras façanhas, o sedã top de linha da BMW era totalmente à prova de balas e podia ser controlado pelo telefone celular do espião. Em uma perseguição espetacular rodada em um edifício-garagem, James Bond faz opera o veículo sentado no banco traseiro do carro. Equipado com um potente motor V12 5.4 litros de 330 cv, o BMW 750iL, de terceira geração, foi produzido entre os anos de 1994 e 2001. Logo no início do longa-metragem, o agente secreto usa uma motocicleta BMW R 1200 C para fugir dos perseguidores. Fabricada entre 1997 e 2004, a primeira custom da marca era equipada com o mesmo motor boxer de dois cilindros da big trail R 1200 GS, gerando 61 cv.
BMW Z3 Roadster – “007 Contra GoldenEye” (1995)
Produzido exclusivamente nos Estados Unidos, o BMW Z3 Roadster foi o esportivo escolhido para contracenar com 007, na estreia do escocês Pierce Brosnan na pele do espião de Sua Majestade. Fabricado na fábrica do BMW Group em Spartanburg (EUA), entre 1995 e 2002, o BMW Z3 trazia engenharia baseada no sedã BMW Série 3, e vinha equipado com uma gama de motores capaz de atingir 325 cv.
FONTE: Comunicação Corporativa BMW Group Brasil