Como funciona: Cabeçote
Cabeçote é o nome que se dá para referir-se a parte superior do motor de combustão interna. Ele é o responsável de administrar a entrada e saída de ar e combustível dos cilindros localizados no bloco do motor. Entre o cabeçote e o bloco está a junta do cabeçote, que assegura o vedamento de cada uma das câmaras de combustão e também o seguimento dos circuitos de água de refrigeração do motor e dos circuitos de passagem do óleo lubrificante do motor.
O cabeçote é formado por um corpo fundido com vias por onde a mistura de ar mais o combustível é direcionada até as sedes das válvulas para dissipar o calor. Internamente, o cabeçote possui compartimentos que dão seguimento daquelas que vem do bloco do motor para a circulação da água e do óleo. Na parte superior do cabeçote encontramos os mancais de apoio do comando de válvulas. As válvulas de admissão e de escape estão alojadas junto com as molas de retorno de abertura, os retentores, as chavetas, os tuchos e os balancins formam um cabeçote completo. Na parte inferior do cabeçote localiza-se a câmara de combustão junto com as sedes de válvulas, onde a mistura do ar e do combustível é comprimida, e rosqueada nessa câmara se encontra a vela de ignição.
Além de facilitar a manutenção do motor, o cabeçote é a essência para o bom desempenho, pois determina o formato da câmara de combustão, a passagem dos gases de admissão e escape, o funcionamento das válvulas e seu comando. Alterando o cabeçote do motor, é possível elaborar um motor com um desempenho completamente diferente.
Colaboração: Distribuidora Giros Peças