BMW Motorrad apresenta crescimento nas vendas pelo sexto ano consecutivo e fecha 2016 em alta
A BMW Motorrad obteve êxito nas vendas de motocicletas em todo o mundo e vendeu mais motocicletas e maxi scooters em 2016 do que nunca. A marca teve crescimento de 5,9% em relação ao ano anterior. Entre janeiro e dezembro de 2016, foram fornecidos aos clientes 145.032 veículos (no ano anterior foram 136.963 unidades).
“2016 foi mais uma vez um ano de grande sucesso para a BMW Motorrad. Pela sexta vez consecutiva, conseguimos estabelecer um novo recorde de vendas. Gostaria de agradecer a todos os nossos clientes em todo o mundo pela enorme confiança que depositaram em nós. Nos últimos seis anos, a BMW Motorrad aumentou as suas entregas a clientes em cerca de 50% (2010: 98.047 unidades / 2016: 145.032 unidades). Estamos no caminho para alcançar nosso objetivo de vendas planejado de 200.000 veículos em 2020,” afirma Stephan Schaller, presidente da BMW Motorrad.
Impressionante crescimento das vendas na Europa e na Ásia
O maior crescimento nas vendas no último ano foi visto no mercado europeu. A França (13.350 unidades / +6,4%), a Itália (12.300 unidades / +10,3%), a Espanha (9.520 unidades / 19,4%) e o Reino Unido (8.782 unidades / + 7,1%), tiveram bons resultados na temporada. No total, foram fornecidos a clientes na Europa, incluindo a Alemanha, cerca de 7,5% mais motocicletas em comparação com o ano anterior. O mercado chinês em particular continua a mostrar um potencial de crescimento considerável para a BMW Motorrad, com um aumento dinâmico nas vendas. Em relação ao período equivalente do ano anterior, as entregas aumentaram 52,7% para 4.580 unidades. As vendas na Tailândia (1.819 unidades / +42,1%) e no Japão (+ 6,7%) também foram bem superiores ao ano anterior.
Como antes, a Alemanha continua a ser o maior mercado para a BMW Motorrad. Com 24.894 unidades vendidas, a empresa alcançou um crescimento de 4,5% e liderou o mercado como um todo. BMW Motorrad também está à frente no segmento acima de 500 cm³ de capacidade na Espanha, Áustria, Bélgica, Países Baixos, Rússia e África do Sul. Nos EUA, a BMW Motorrad alcançou o segundo melhor resultado de vendas, com 13.730 unidades.
R 1200 GS é a motocicleta BMW mais bem-sucedida
A linha de motocicletas mais vendida da BMW Motorrad é tradicionalmente a série R. Equipado com os motores boxer da BMW, a Série R foi responsável por 77.787 unidades vendidas por BMW Motorrad ou 53.6%. Entre os modelos disponíveis no mercado, as duas motos de enduro para viagens – BMW R 1200 GS e BMW R 1200 GS Adventure – lideraram o ranking de vendas da marca. Em um ambiente competitivo significativamente mais forte, foram vendidos 12,1% mais modelos de enduro do que no ano anterior (R 1200 GS: 25.336 unidades / + 7% e R 1200 GS Adventure: 21.391 unidades / + 18,8%). O clássico de turismo R 1200 RT aparece na terceira posição com 9.648 unidades (-11.9%).
Os modelos esportivos BMW S – a moto superesportiva S 1000 RR, a roadster S 1000 R e a moto de aventura S 1000 XR – tornaram-se um pilar adicional de força dentro da gama de motocicletas BMW. Um total de 23.686 unidades da série S foram vendidas em todo o mundo. A participação desses modelos no volume total de vendas foi de 16,3%. A moto superesportiva S 1000 RR (9.016 unidades / – 5,8%) e a moto de aventura S 1000 XR (8.835 unidades / + 74,6%) estão atualmente em quarto e quinto lugares no ranking BMW Motorrad.
Estratégia de lançamento de novos modelos inicia próxima etapa
Em 2017, a BMW Motorrad continua sua ofensiva no mercado com a mais ampla gama de motocicletas da história da empresa. “Pretendemos continuar a ser a referência no segmento de motocicletas premium. Para isto, vamos manter nosso modelo de negócios nos diferentes segmentos em que a marca está inserida, desde 310 a 1.600 cm³ de capacidade. Para 2017, ofereceremos aos nossos clientes 14 modelos novos ou atualizados”, confirma Schaller.
A nova BMW G 310 GS deverá ser lançada no segundo semestre do ano nos mercados europeu e dos EUA. Como a BMW G 310 R, o segundo modelo da série BMW G transfere os traços de característica da família GS para o novo segmento da BMW abaixo de 500 centímetros cúbicos. Os clientes terão cinco modelos clássicos diferentes em 2017. Os derivados da R nineT “Pure”, “Racer” e “Urban G/S” estendem uma gama que também incluirá a R nineT Scrambler e a recém renovada R nineT. Embora cada um dos cinco modelos tenha a sua própria forma distinta e clássica, todos eles compartilham o único motor refrigerado a ar. Seja com melhorias específicas ou revisões radicais, há novos produtos para ser encontrado em todas as séries – como a nova R 1200 GS, a nova S 1000 R e a nova K 1600 GT e GTL.
A nova K 1600 B é direcionada especificamente para o mercado dos EUA. Com o lançamento da “Bagger”, a BMW Motorrad estende o segmento de luxo com o motor de 6 cilindros em linha para incluir uma motocicleta altamente emocional e exclusiva. “Nos próximos anos, os EUA serão o segundo mercado mais importante para a BMW Motorrad depois da Alemanha. Vemos um grande potencial nesse mercado. Nos próximos anos, pretendemos aumentar de forma tangível nossa participação de mercado nos EUA. Na verdade, já estamos lançando as bases para o crescimento em longo prazo, introduzindo novos produtos especificamente adaptados às necessidades do mercado, como o novo bagger e a família R nineT clássica no segmento “Heritage”, e também estamos estendendo nossas vendas e logística”, assegura o presidente da BMW Motorrad.
Como parte da expansão planejada, a BMW Motorrad está ampliando sua rede de concessionárias em todo o mundo. Especialmente no continente americano e na Ásia, em particular, há planos para expandir para um total de 1.500 concessionárias.
Olhando para 2017
Com base em sua abrangente estratégia, a BMW Motorrad permanece no caminho para o crescimento. “Com o nosso modelo de negócios de expansão, nós colocamos um novo direcionamento para uma temporada bem sucedida em 2017. Nós sentimos muita confiança para avançar neste ano e esperamos ver um crescimento sustentável e rentável em curso. Estas previsões naturalmente assumem um ambiente econômico estável para 2017”, finaliza Stephan Schaller.
Fonte: Comunicação Corporativa BMW Group Brasil