:Fatores que interferem na durabilidade do diferencial
Dispositivo mecânico responsável por distribuir o torque em dois semieixos, possibilitando que cada um tenha rotações diferentes, o diferencial, merece alguns cuidados por parte dos motoristas. “É preciso evitar trancos nos veículos e também sobrecarga, pois são fatores que interferem diretamente na vida útil do componente”, alerta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.
Silva recomenda ainda efetuar a troca de óleo preventivamente, especialmente, quando trafegar por regiões alagadas, onde o diferencial fica submerso. “Às vezes, pela própria ponta de eixo ou pelo furo de respiro do diferencial, a água é espirada e entra no óleo, comprometendo a peça”, comenta.
Caso seja necessário trocar algum componente do diferencial, Silva aconselha levar em um mecânico de confiança, pois há necessidade de conhecimento técnico específico e de ferramentas especiais para desmontagem e montagem do diferencial. entre elas, relógio comparador com base magnética, paquímetro digital de 200 mm, rolamento padrão de ajuste da caixa do diferencial, medidor de profundidade do pinhão e torquímetro de giro.
Fonte: Verso Comunicação e Assessoria