Cooperação entre humano e robô: KLARA facilita a diversidade de versões em produção na Audi
Como primeiro passo, um funcionário coloca o teto de polímeros reforçados com fibra de carbono em uma mesa rotativa e o inclina. A aplicação do adesivo é acionada ao apertar e pressionar um botão. Um anel iluminado indica quando KLARA termina de aplicar precisamente o adesivo em uma extensão de mais de cinco metros. O robô então sinaliza que o teto está pronto para a instalação. O funcionário retira o teto com a ajuda de um dispositivo de manuseio e o instala no carro. O teto de CRFP é um equipamento opcional no novo RS 5 Coupé e é significativamente maior que outros tipos de teto, portanto uma pessoa não seria capaz de aplicar o adesivo de forma tão confiável e precisa quanto KLARA.
Diferentemente de robôs convencionais, KLARA não necessita de uma cerca de proteção, o que significa que os espaços de trabalho de máquina e humanos se unificam. Isso economiza um espaço considerável na linha de montagem e permite que a HRC seja integrada na linha de produção. Com cooperação humano-robô como essa, a segurança do funcionário é prioridade para a Audi. O empregado fica no controle, inicia a aplicação do adesivo e pode encerrar o processo a qualquer momento. Sensores no braço do robô reconhecem quando um humano é tocado e automaticamente para qualquer movimento em caso de perigo. KLARA também indica algum perigo com o anel iluminado: ele acende na cor vermelha se há algum problema.
Todos os componentes do equipamento são pré-montados em uma placa de base. Isso permite que KLARA seja instalado e colocado em operação em um tempo curto. A integração ocorreu sem qualquer interferência na linha de montagem existente. Uma solução alternativa para a aplicação do adesivo aos novos tetos só seria possível com muito mais esforço e despesas.
Fonte: AUDI do Brasil