Cummins Filtration apresenta inédito sistema de monitoramento de filtros Fleetguard FIT
A Cummins Filtration, fabricante de filtros e fluidos pertencente à Cummins, demonstrou, durante a FENATRAN, sua força com a tecnologia patenteada e empregada em seus produtos, com a vantagem do desenvolvimento integrado com motores Diesel de alta performance. Na vanguarda do desenvolvimento de soluções inovadoras tanto para OEMs quanto para o mercado de reposição, a empresa exibe durante o 21º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas – Fenatran 2017 o Fleetguard FIT, sistema de monitoramento (telemetria) dos filtros de combustível, óleo lubrificante e ar, além de inovações utilizadas em seus produtos para oferecer desempenho quando o assunto é performance em filtração.
“Temos a tecnologia e a solução em filtragem não importa qual o equipamento e a aplicação. Oferecemos ao mercado nacional mais de 8,5 mil part numbers para todos os segmentos nos quais atuamos, desde filtros de ar, combustível, filtro de óleo lubrificante, fluido de arrefecimento e agora um sistema de monitoramento de toda a condição de operação dos nossos produtos”, diz Thiago Prestes, líder de Marketing e Pricing da Cummins Filtration para América Latina.
Durante o evento, a Cummins Filtration exibe um display do novo Fleetguard FIT. Já utilizado em aplicações severas na América do Sul, o sistema de monitoramento dos filtros de combustível, óleo lubrificante e ar está em fase de testes pela equipe de engenharia do País. “O Fleetguard FIT é um conjunto de componentes formado por sensores e módulo de controle que realiza o monitoramento do funcionamento e desgaste dos filtros. Estes dados, que podem ser encaminhados via portal de internet ou aplicativo do smartphone, são extremamente relevantes para o dono do caminhão ou gestor de frotas que podem, com o total controle de nossos produtos, reduzir custos de manutenção, além de elevar a vida útil de todo o equipamento com maior proteção”, afirma Prestes.
O monitoramento do Fleetguard FIT vai além do desgaste dos filtros. O sistema também permite a checagem da qualidade do óleo lubrificante do motor, demonstrado por meio de um sensor denominado FPS (Fluid Property Sensor) capaz de medir quatro características do óleo (fator dielétrico, viscosidade, densidade e temperatura) e indicar ou não a necessidade de troca do fluido.
“Trata-se de um avanço da manutenção recomendada preventivamente pela montadora, permitindo o acompanhamento da qualidade e característica dos filtros e lubrificante para tomadas de decisão por parte do proprietário do veículo e frotistas, evitando paradas desnecessárias para manutenção”, diz Ronaldo Guimarães, coordenador de Vendas da Cummins Filtration.
Portfólio inovador – A vantagem do desenvolvimento global integrado com motores Diesel permite à Fleetguard evoluir constantemente os seus produtos. Durante a Fenatran, a fabricante exibe a tecnologia patenteada Nanonet®, disponível nos filtros de óleo lubrificante de alta performance. Um de seus grandes diferenciais é a lubrificação rápida em partidas a frio, ou seja, melhor filtração com baixa restrição à passagem do óleo.
A Nanonet® também está disponível no filtro de óleo lubrificante LF 14000 e é mais eficiente na filtragem devido à maior capacidade de retenção dos contaminantes. A tecnologia da mídia entrega eficiência de 99% (@ 30micra) na retenção de contaminantes. Sua capacidade alcança resultado de até 31% em termos de eficiência quando comparado com seus concorrentes, permitindo redução do custo operacional ao elevar a proteção do sistema de lubrificação e, consequentemente, ampliar o intervalo de troca.
A tendência downsizing de motores também volta os trabalhos da Fleetguard para o desenvolvimento eficiente de produtos para aplicações de motores menores. A empresa, durante o evento, demonstra as vantagens da família do filtro modular separador de combustível, disponível no mercado nacional.
Além de ecologicamente mais correto já que sua manutenção requer somente a troca do elemento filtrante, a linha traz estrutura que permite a combinação de diferentes sensores, conectores em diversas posições. “Essa arquitetura elimina a necessidade do desenvolvimento de um novo cabeçote de filtragem ou componentes para as diversas plataformas e veículos da montadora permitindo atender suas variações de instalação e requerimentos com uma única família de produtos, trazendo vantagens à toda cadeia de abastecimento da fábrica ao pós-venda”, comenta Prestes.
Já o filtro de ar com a tecnologia patenteada Fleetguard Optair®, traz até 50% mais capacidade de filtragem, reduzindo custos operacionais ao elevar o intervalo de troca. Concebido pela engenharia da Fleetguard, o Optair® conta com área de saída do ar ampliada, ou seja, uma vedação radial capaz de otimizar a passagem de ar com excelente performance, contribuindo com o desempenho do motor e elevando a eficiência em filtragem.
Fonte: TEXTO FINAL