FIAT inaugura museu Casa 500 e, apresenta o Novo 500 RED
FIAT inaugura museu Casa 500 e, apresenta o Novo 500 RED
Em cerimônia de inauguração da Casa 500 e La Pista 500 em Lingotto, Turim, participaram John Elkann, Chairman da Stellantis; Ginevra Elkann, Chairwoman da Pinacoteca Agnelli; e Olivier François, CEO da FIAT e CMO da Stellantis, que também contou com presença de Bono Vox, vocalista do U2 e co-fundador da (RED), no anúncio da parceria que revelou o Novo (500)RED.
Casa 500
A Casa 500 é um novo espaço de exposição que faz parte do complexo museológico da Pinacoteca Agnelli. Um itinerário imersivo que cobre mais de 700 m2, e que atua sobre as memórias, emoções e sonhos para reconstituir a cultura e a história de um país e de uma cidade, entrelaçada com a história do 500. Muito mais do que um museu do automóvel, a Casa 500 conta o futuro da marca Fiat, partindo das suas raízes, aquelas que são de fato a inspiração para o futuro. O fio comum é a metamorfose do Fiat 500 ao longo das suas três gerações, um modelo que fez história na indústria automotiva e que sempre inspirou novas formas de pensar e viver. Um ícone do nosso tempo cuja evolução transmite a cultura de um país e a história da sua cidade.
Localizada no 4º andar da Pinacoteca Agnelli e com vista direta para a pista de Lingotto, a Casa 500 é um espaço de exposição aberto, banhado em luz e ligado à pista nos seus quatro lados pelas suas grandes janelas. A Casa 500 é também um local onde o respeito pelo ambiente é o mantra que inspirou a criação de todos os espaços e materiais escolhidos para as instalações e que seguem o princípio resumido no conceito de “Reutilizar, Reduzir, Reciclar”: madeira reciclada para as mesas, plataformas e portas; painéis que absorvem os componentes voláteis do ar; mobiliário reutilizado ou produtos com plásticos recuperados do mar, como os bancos traseiros com fio Seaqual®; e tintas antibacterianas amigas do ambiente. A exposição Casa 500 é apresentada em torno de uma árvore central altamente simbólica, também feita de madeira reciclada. Uma árvore que representa a continuidade da história, entre as raízes – o passado – e o futuro. Ao pé da árvore, a maquete do lendário Fiat 500 de 1957 e um Novo (500)RED, a mais recente membro da gama do Novo 500.
A exposição está dividida em 8 áreas temáticas.
Estas começam com o tema Legacy, um espaço imersivo de fotografias e vídeos, onde os visitantes são conduzidos de volta ao início da viagem, em 1957: o futuro está à mão e o mundo está lá para ser conquistado a bordo das três gerações do 500, criadas com o engenho e a paixão de talentos visionários.
Segue-se a área Made of Italy, não apenas uma coleção de objetos, mas uma afirmação de estilo. Doze produtos industriais que, tal como o 500, se afirmaram graças ao seu design Italiano que combinou beleza com funcionalidade. Uma viagem pelo tempo e pela criatividade são objetos da vida cotidiana que se tornaram ícones no inconsciente coletivo, inspirando formas de pensar e de viver. Nesta área, eles estão divididos em três espaços: Boom, Ego e Ethical.
A área Social relevance cobre a história empolgante do 500, tal como contada nas três áreas anteriores: Boom, o crescimento econômico do pós-guerra que impulsionou o consumo em massa; Ego, o 500 de 2007, o grande nome do novo milénio digital, graças às suas infinitas opções de personalização; Ethical, o futuro a partir de 2020, com o Novo 500 totalmente elétrico a levar todos para a próxima era de mobilidade.
Pensada para os fãs da história da comunicação encontra-se a imperdível área Poster Collection, com 12 cartazes e imagens publicitárias do primeiro 500, um ícone da democratização dos automóveis na Itália. As imagens reproduzidas respiram a atmosfera positiva desses anos, com as famílias no seu tempo livre e no seu dia a dia. Com muitas mulheres ao volante, o pequeno carro torna-se, igualmente, o símbolo da emancipação da mulher, bem como um sinônimo de liberdade e mobilidade democrática.
3 Generations é a área de comparação. Duas inestimáveis cápsulas de tempo que contam a história visual da evolução do 500 e das suas três encarnações. Uma evolução, das três gerações do 500, que se manteve sempre fiel a si mesmo, sem nunca perder o carisma da modernidade. As paredes incluem uma exposição de um corte transversal da carroceria de um modelo real de 1957. Ao seu lado estão alguns componentes do 500 de 2007: rodas, faróis dianteiros e traseiros, volante, painel de instrumentos e espelho.
Componentes industriais, partes do singular 500, mas agora imediatamente reconhecíveis pelo seu design, funcionalidade e integração. Mais adiante, os mesmos componentes, mas desta vez retirados do Novo 500 elétrico, de 2020: inovação, funcionalidade, design e tecnologia, tudo de acordo com o caráter do veículo.
Dois clusters multimídia compõem o Digital Counter. Uma área interativa com o portfólio de um ícone contemporâneo: entrevistas, materiais de comunicação, eventos e prêmios, fazendo do Fiat 500 uma estrela internacional.
Por último, mas não menos importante, a área Foreseeing the Future. Nela está retratada a história do passado, presente e futuro, contra o pano de fundo de Lingotto, cujo rosto mudou radicalmente várias vezes. Originalmente uma fábrica de automóveis, depois inevitavelmente com acesso limitado, uma fábrica onde o trabalho manual era o foco da sua existência. Seguida nos anos 90 pelo primeiro grande passo, de um local “inacessível” que guardava os seus segredos industriais, para um de encontros sociais, um centro comercial multifuncional. E agora uma nova transformação, um espaço museológico e ecológico centrado na nova mobilidade sustentável, aberto ao público e concebido para a comunidade.
A Casa 500 foi concebida pela equipa do Lab71 architetti, liderada por Massimiliano Gotti Porcinari.
Fonte: STELLANTIS