DICAS TÉCNICAS – SISTEMA DE FRENAGEM
Fras-le destaca cuidados com sistema de freio no mês Maio Amarelo para prevenção de acidentes de trânsito
Além de dirigir com atenção, respeitando sempre a legislação, sinalização e limites de velocidade, manter a manutenção do veículo em dia e, em especial, das condições do sistema de freio, podem tornar o trânsito mais seguro e ajudar a reduzir os acidentes. No mês “Maio Amarelo”, movimento que chama a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, a Fras-le, um dos maiores fabricantes mundiais de material de fricção líder no mercado de reposição, destaca a importância da manutenção periódica do sistema de frenagem, bem como alguns dos indícios que podem apontar problemas no freio.
A perda de eficiência de frenagem pode ser identificada quando é preciso pisar com mais força no pedal de freio para conseguir parar o veículo. Nesse caso, é comum que o freio fique mais baixo, não ofereça firmeza ou a resistência que se espera em condições normais. Segundo Guilherme Bonatto, Consultor de Marketing de Produtos da Fras-le, o que indica a presença de ar dentro do sistema hidráulico. “A vitrificação de pastilhas, que pode ocorrer quando o sistema é exigido ao extremo e sofre superaquecimento, ou mesmo pela falta do pré-assentamento adequado das pastilhas com o disco, também pode ocasionar a perda de eficiência na frenagem”, afirma.
Já o pedal muito duro ou pesado na hora da frenagem pode ser sinal que o hidrovácuo não está funcionando adequadamente, pois sua função é justamente suavizar a rigidez do pedal. Outro diagnóstico possível que Bonatto destaca é a avaria nas pinças, componente que encerra a transmissão da pressão exercida sobre o pedal de freio para as pastilhas. Quando um pistão fica preso na pinça, a consequência é o endurecimento do pedal.
Se ao pisar no freio ocorrer vibração pode ser que os discos estejam empenados ou com desgaste excessivo. Mas, O Consultor lembra que, nos carros com ABS, é comum algum nível de trepidação, especialmente em freadas bruscas. Isso porque o sistema impede o travamento das rodas, dessa forma, o atrito repetido por diversas vezes pode gerar essa sensação para o motorista.
Os ruídos provenientes do freio podem diagnosticar diversos defeitos, como o desgaste das pastilhas ou do disco de freio ou peças de má qualidade, quando o ruído é verificado precocemente.
A falta de manutenção adequada pode levar ao comprometimento de outras peças, tornando, assim, o conserto mais caro. A recomendação é solucionar os problemas no freio assim que constatados.
Fonte: VERSO Comunicação