FORD testa robô de recarga de carros elétricos para motoristas deficientes
Ford testa robô de recarga de carros elétricos para motoristas com deficiência
Para a maioria das pessoas, abastecer o carro ou conectá-lo a uma estação de recarga elétrica é simples. Mas, para motoristas com mobilidade reduzida, PCDs e idosos pode ser um desafio. A Ford desenvolveu na Europa o protótipo de um robô operado pelo smartphone que realiza a recarga, permitindo que o motorista fique dentro do carro ou aproveite o tempo para fazer outras coisas.
Para os motoristas com deficiência a facilidade de recarga é um requisito fundamental na compra de veículos elétricos. A Ford está testando a novidade como parte de um projeto de pesquisa de soluções de carregamento “hands free” para veículos elétricos e autônomos.
Depois das provas em laboratório, os pesquisadores agora estão testando o robô em situações da vida real. Ao ser ativado, ele abre uma tampa e estende o braço com o conector elétrico em direção à tomada do veículo com a ajuda de uma pequena câmera. Os motoristas podem monitorar o estado da carga por meio do aplicativo FordPass. Completada a recarga, o braço volta ao seu lugar.
No futuro, o sistema desenvolvido pela Universidade de Dortmund, na Alemanha, poderá ser instalado em vagas para deficientes em estacionamentos ou residências. Outra aplicação seria o carregamento rápido de frotas de empresas. Mais à frente, o processo poderá ser totalmente automatizado, com mínimo ou nenhum esforço. O veículo simplesmente iria e voltaria da estação de recarga de forma autônoma, guiado pela infraestrutura, ao comando do motorista.
“A estação de carregamento robótica pode ser só uma conveniência para algumas pessoas, mas para quem tem mobilidade reduzida é absolutamente essencial. Oferecer esse tipo de solução faz parte do compromisso da Ford de garantir liberdade de movimento para todos”, diz Birger Fricke, engenheiro do Centro de Pesquisa e Inovação da Ford.
Fonte: FORD Brasil