COFAP com mais de 2mil códigos no catálogo de amortecedores

CATÁLOGO COFAP SUPERA  2 MIL CÓDIGOS DE AMORTECEDORES

marca Cofap atingiu, nesse mês de setembro, um marco inédito no mercado de reposição brasileiro: 2.009 códigos de amortecedores. Desse total, 1.994 são destinados a veículos leves, comerciais leves e pesados, coletivos de passageiros e agrícolas, além de outros 65 para motocicletas.

A conquista desse número faz parte da estratégia da empresa em oferecer ao consumidor o maior e melhor catálogo de amortecedores. Para atingir essa meta, a Cofap está sempre atenta às demandas do mercado. No segmento automotivo, atende 98,6% da frota circulante, incluindo aplicações para veículos elétricos das linhas leve, comerciais leves e pesados e de carros premium, graças à agilidade no desenvolvimento de amortecedores para modelos de veículos recém-lançados. Já no segmento de duas rodas, oferece amortecedores para modelos de pequena, média e alta cilindrada que abrangem 90% da frota nacional.

 Atenção à manutenção

Principal componente do sistema de suspensão, o amortecedor é fundamental para a segurança na condução de veículos. Sua função é manter os pneus sempre em contato com o solo, garantindo a estabilidade e a dirigibilidade do carro nas mais diversas condições de piso.

A durabilidade das peças da suspensão varia de acordo com a forma de condução do veículo e do tipo de terreno que costuma trafegar. Se o motorista dirige de modo agressivo (passa por lombadas e obstáculos sem reduzir a velocidade, sobe em guias, trafega em pistas esburacadas e circula por pavimentos em péssimas condições, por exemplo) os componentes do sistema são submetidos a esforços maiores e podem ter a vida útil comprometida.

Mas, qualquer que seja a forma de dirigir, é recomendado que seja feita uma revisão periódica nos amortecedores. Os componentes internos do amortecedor como tubo de pressão, pistão, molas e válvulas sofrem com a fadiga, conforme a intensidade do uso. Eventuais avarias nesses componentes internos não podem ser detectadas em exame visual e, por isso, a eficiência do amortecedor deve ser avaliada por profissionais qualificados durante as revisões periódicas. Pelo mesmo motivo, não se recomenda o uso de amortecedores recondicionados, ou seja, peças usadas e descartadas, que são repintadas e, no máximo, têm o óleo hidráulico substituído por outros fora de especificação. O mais indicado é que a substituição seja feita por produtos com qualidade reconhecida, como os da Cofap. Outra dica é que a troca seja feita sempre aos pares, para cada eixo. Se um amortecedor novo trabalhar em conjunto com outro usado (mesmo que ainda esteja em condições de uso) num mesmo eixo, poderá haver um desequilíbrio, prejudicando a dirigibilidade.