NISSAN mostra os benefícios do compromisso com a Diversidade
Políticas de benefícios inclusivos da Nissan demonstram seu compromisso com a Diversidade, Equidade e Inclusão
A Nissan implementou na América do Sul mudanças significativas no conjunto de políticas e benefícios oferecidos aos seus funcionários em âmbito regional, constituindo um importante avanço em termos de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI). Destinadas a promover um local de trabalho mais inclusivo, respeitoso e equitativo para todos os colaboradores estas iniciativas marcam um passo adiante e são inéditas na indústria automotiva na região. Agora, a empresa anuncia novidades nestas políticas durante a #NissanPeopleWeek.
“Na Nissan, estamos convencidos que é necessário oferecer um lugar de trabalho diverso e inclusivo. Por isso, temos o orgulho de anunciar nossas políticas que fomentam a Diversidade, Equidade e Inclusão e refletem nosso compromisso de criar um ambiente em que cada colaborador se sinta valorizado e respeitado, para alcançar seu máximo potencial. Ao aceitar a diversidade em todas as suas formas, nosso objetivo é impulsionar a inovação, melhorar a tomada de decisões e construir uma sociedade mais forte e resiliente”, comentou Guy Rodríguez, presidente da Nissan América Latina e vice-presidente corporativo da Nissan Motor Co.
Os principais destaques das políticas e benefícios inclusivos são:
- Auxílio creche: dirigido inicialmente a todas as mães, foi ampliado a todos os tutores legais responsáveis por famílias monoparentais ou que sejam pais solteiros, ou a todas as pessoas legalmente responsáveis pela criança, sem limite de idade para famílias com filhos com deficiência que exijam cuidados permanentes.
- Licença médica complementa: benefício complementar ao salário, em caso de doença que impossibilite a pessoa de continuar com sua atividade profissional, sem diminuir seu salário. ANissan amplia esta proposta como suporte às prerrogativas legais de cada país.
- Empréstimo especial:implementado pela primeira vez por uma montadora de automóveis em nível regional, tem o objetivo apoiar os colaboradores em caso de sinistro, evento de força maior (doença, inundações, vulnerabilidade) ou para obter tecnologias de apoio para pessoas com deficiência.
- Abono de seguro médico: apesar de a Nissan já oferecer o benefício em toda a região, tendo em vista seu compromisso com a Diversidade, Equidade e Inclusão, esta política ampliará a assistência médica nos países que não contam com o benefício garantido por lei,reconhecendo todo tipo de família, abrangendo cônjuges e dependentes legais. Também inclui a assistência médica para os colaboradores que são responsáveis pelo cuidado dos pais.
- Licença Parental (Maternidade e Paternidade):complementa a licença estabelecida legalmente em cada país para todos os colaboradores e pelo mesmo período de tempo. Compreende as licenças de maternidade, paternidade, adoção e reprodução assistida, aplicáveis a qualquer cuidador, independentemente do gênero, ao assumir os primeiros cuidados da criança.
Por outro lado, priorizando o bem-estar de seus talentos, a Nissan flexibilizou as jornadas para melhorar a experiência de trabalho, dando lugar a um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, tendo sido a primeira montadora na região a anunciar até 80% de trabalho remoto. Além disso, a empresa inclui uma declaração de não discriminação em todos os anúncios de trabalho, para sempre atrair e contratar talentos diversos.
Estes benefícios inclusivos dentro da política da Nissan têm sido elaborados cuidadosamente e ratificam a importância de uma cultura de trabalho que celebre as experiências e as perspectivas únicas de cada pessoa. Reconhecendo que uma força de trabalho diversa e inclusiva promove a inovação, a criatividade e o sucesso de longo prazo, a Nissan tem como objetivo utilizar o poder da diversidade para fomentar o crescimento sustentável.
Com um claro compromisso divulgado no plano global Ambition 2030, a visão de longo prazo da Nissan para potencializar uma mobilidade mais limpa, segura e inclusiva, a empresa continua trabalhando na região para fomentar a inclusão entre colaboradores, clientes e parceiros, em cada etapa e em cada uma das áreas da empresa.
O compromisso da Nissan é oferecer a todas as pessoas, independentemente de sua raça, etnia, orientação sexual, identidade de gênero, capacidade, religião, idade ou cultura, os mesmos direitos, a mesma representação, oportunidades, apoio, compreensão e respeito, para alcançar seu máximo potencial, assegurando que os colaboradores, clientes e parceiros se sintam respeitados, valorizados e ouvidos.
Nissan DEI. A cultura de Diversidade e Inclusão de Nissan está ancorada em um claro conceito de que “Conversas melhores levam a ações melhores”, além de cinco princípios norteadores que são a base para construir uma cultura diversa e inclusiva.
- Transparência: Ouvir e falar com intenção.
- Coragem: Incomodar-se e inovar.
- Vulnerabilidade: Estar aberto, saber cometer erros, aprender e experimentar coisas novas.
- Equidade: Reconhecer que a equidade e a igualdade não são a mesma coisa.
- Inclusão: Garantir que nossas ações representem a todos
Nosso compromisso com os membros da nossa equipe, parceiros e clientes mediante a criação de uma força de trabalho e uma cultura que ajudem a potencializar cada colaborador.
- Pessoas: Valorizamos o potencial de cada colaborador para fazer o melhor trabalho de sua vida
- Cultura: Construímos um entorno seguro que nos permite impulsionar a inovação
- Parceiros: Criamos oportunidades para nossos colaboradores, consumidores, distribuidores, fornecedores e a comunidade
Desenvolvemos estratégias para:
- Recrutamento: estamos comprometidos em ter uma força de trabalho diversa
- Retenção: a Nissan tem o objetivo oferecer carreiras enriquecedoras aos seus colaboradores, para que eles possam maximizar seu potencial e ter acesso a grandes oportunidades.
- Capacitação e experiências: para respaldar nossa estratégia de DEI ao cultivar a aprendizagem, a compreensão e a conexão, impulsionando a jornada de cada colaborador. Oferecemos capacitações presenciais e virtuais aos colaboradores, com foco em temas de DEI que incluem a equidade racial, o pertencimento aos grupos LGBTQIA+ e a inclusão de deficiência, bem como experiências relacionadas ao bem-estar físico, emocional e mental.