COBREQ dá dicas sobre sapatas de freio
COBREQ explica a importância do assentamento das sapatas de freio
A COBREQ destaca-se especialmente pastilhas e sapatas de freio. Como parte de um processo de manutenção, o assentamento adequado dessas sapatas é muito importante para garantir a eficiência esperada e a segurança do sistema de frenagem de um veículo.
As sapatas de freio são componentes fundamentais no sistema de freios a tambor, comumente utilizados em veículos de passeio e comerciais leves. Elas são responsáveis por criar o atrito necessário para desacelerar ou parar o veículo, pressionando contra o tambor de freio. A eficiência desse processo depende diretamente da qualidade do material de atrito e do contato adequado entre a sapata e o tambor.
Já o assentamento das sapatas de freio, é o processo pelo qual as novas sapatas se ajustam ao tambor de freio. Durante este período, as superfícies de atrito se acomodam, maximizando a área de contato e, consequentemente, a eficiência do freio. Este procedimento é essencial para evitar problemas como o “fading”, que é a perda de eficiência de frenagem devido ao superaquecimento.
Importância do Assentamento
O assentamento adequado garante que as sapatas de freio atinjam seu desempenho máximo, assegurando que o veículo possa parar de forma eficaz, mesmo em situações de emergência, reduzindo o risco de acidentes. Sem esse processo, a eficiência de frenagem pode ser comprometida, resultando em distâncias de parada mais longas. Além disso, o assentamento correto contribui para uma distribuição uniforme do desgaste, prolongando a vida útil das sapatas e do tambor de freio, resultando em menor necessidade de manutenção e substituição frequente.
Outro ponto a ser destacado é que sapatas mal assentadas podem causar ruídos e vibrações indesejadas durante a frenagem. O assentamento ajuda a minimizar esses problemas, proporcionando uma experiência de condução mais suave e silenciosa.
Consequências da Falta de Assentamento das Sapatas de Freio
O assentamento inadequado das sapatas de freio pode resultar em uma série de problemas que afetam não apenas o desempenho do veículo, mas também a segurança e os custos operacionais. A COBREQ, alerta para as seguintes consequências:
Redução da Eficiência de Frenagem:
- Distâncias de frenagem aumentadas;
- Risco elevado de acidentes em situações de estacionamento com o veículo em aclive ou declive.
Desgaste Prematuro e Irregular:
- Vida útil reduzida das sapatas de freio;
- Necessidade de substituições mais frequentes, aumentando os custos de manutenção.
Problemas Térmicos:
- Superaquecimento localizado nas áreas de maior contato;
- Aumento do risco de “fading” (perda de eficiência por aquecimento excessivo);
- Possível deformação do tambor de freio em casos extremos.
Ruídos e Vibrações:
- Chiados ou rangidos durante a frenagem;
- Vibrações no pedal de freio
Distribuição Desigual da Força de Frenagem:
- Frenagem desequilibrada entre as rodas;
- Aumento do risco de perda de controle em frenagens bruscas.
“O assentamento adequado das sapatas de freio deve ser considerado uma etapa essencial na manutenção veicular, tão importante quanto a própria instalação dos componentes. Seguir as diretrizes recomendadas pelo fabricante não só otimiza o desempenho do sistema de freios, mas também contribui para a longevidade do veículo e a segurança de todos os usuários do veículo e das vias. Seguir essas recomendações é essencial para qualquer proprietário de veículo que busca manter seu sistema de frenagem em condições ideais.”, explica Raulincon Silva, Coordenador da Assistência Técnica TMD Friction/Cobreq.
Vale ressaltar que, a grande maioria dos sistemas de freios a tambor possuem duas funções, sendo a primeira, a de freio de serviço, na qual trabalha em conjunto com os freios a disco dianteiros, para frear o carro em movimento. Já, a segunda, também muito importante, aciona o freio de estacionamento, com o veículo parado e aciona os mecanismos que novamente, pressionam as sapatas contra o tambor, garantindo que as rodas não se movam.
Fonte: PSC Comunicação