COFAP dá dicas sobre Junta Homocinética
COFAP ALERTA COMO PRESERVAR A VIDA ÚTIL DA JUNTA HOMOCINÉTICA
Projetada para transmitir o torque e a força do motor para as rodas, a junta homocinética é uma peça de longa vida útil. No entanto, ela pode ser reduzida se o veículo rodar com excesso de carga, desalinhado, ou se o motorista tiver o costume de dar trancos nas arrancadas. Além disso, se a coifa de borracha que protege a junta homocinética estiver danificada, vai contribuir ainda mais para aumentar o desgaste, pois cortes e rasgos na coifa permitem a contaminação da graxa com detritos, que vão ocasionar a deterioração dos componentes existentes dentro da junta homocinética.
Para evitar problemas e não deixar o carro parado na oficina, a dica da Cofap é sempre ficar atento à manutenção preventiva do veículo. Esse cuidado ajuda a detectar eventuais problemas e até mesmo evitar que surjam falhas mais graves, que consequentemente poderão aumentar também custos de reparação.
O motorista percebe facilmente quando as juntas homocinéticas estão danificadas, pois ouve barulhos e estalos, principalmente quando as rodas são esterçadas em curvas mais fechadas ou ao manobrar o carro. Se isso acontecer, o recomendado é levar o veículo a uma oficina mecânica de confiança para a verificação da origem do ruído.
Caso seja necessária a troca de peças, o recomendado é que a substituição seja feita por produtos de qualidade reconhecida. Comercializados com a marca Cofap, o conjunto é composto por coifas, anéis, abraçadeiras e graxa, que garantem a proteção das juntas homocinéticas fixas, deslizantes, além de trizetas e tulipas, evitando a entrada de detritos que intensificam o desgaste dos componentes.
Os novos códigos e suas aplicações são: KJD03213 (Fiat Fastback Audace 1.0, 2022 em diante), KJD10004 (Honda Civic 1.5 Turbo, 2017 a 2021), KJD10005 (Honda HR-V 1.5 Turbo, 2020 a 2021 e a partir de 2023), KJD10006 (Honda Civic 1.7 transmissão manual, 2001 a 2006), KJD18006 (Renault Fluence 2.0, transmissão manual, com ABS, 2010 a 2016), KJH01109 (Volkswagen Golf 1.4, transmissão manual, 2014 a 2020), KJH03115 (Fiat Stilo 2.4 transmissão manual, 2003 a 2009), KJH03117 (Fiat Toro 1.3, a partir de 2021), KJH04123 (Chevrolet Blazer S10 4X4, 1998 a 2011), KJH08113 (Ford Focus 2.0 transmissão automática e manual, 2009 a 2013), KJH08114 (Ford Focus 2.0 transmissão automática, 2014 a 2019), KJH10114 (Honda Civic Turbo, 2017 a 2021), KJH10115 (Honda HR-V 1.5 Turbo, 2020 a 2021), KJH10118 (Honda Accord 2.0 / 2.2 16V sem ABS, 1990 a 1998), KJH17204 (Citroën / Peugeot 3008 / C4 Pallas 1.6 / 2.0, 2008 a 2016), KJH18120 (Renault Scénic 2.0 com ABS, transmissão automática e manual, 2001 a 2012), KJH29003 (Nissan Sentra 2.0, transmissão automática, 2014 a 2020), KJH53004 (Audi A4 1.8 TFS / 2.0 TFSI, 2007 a 2019), KJH57001 (Dodge Journey 2.7 / 3.6, 2008 a 2014); KJH39007 (Mitsubishi Pajero TR4 2.0 4X4 transmissão automática, 2002 a 2011), KJH04124 (Chevrolet Vectra / Zafira 2.0 8V / 2.0 16V / 2.2 16V / 2.4 16V com ABS e transmissão manual, 1997 a 2012) e KJH18128 (Renault Fluence 2.0 com ABS e transmissão manual, 2010 a 2016).
Qualidade superior
O principal diferencial dos kits de reparo Cofap é o material das coifas, que podem ser nitrílicas ou em termoplástico – materiais reconhecidos pela boa resistência e durabilidade. O conjunto traz, também, a graxa de lítio, insolúvel em água, bastante aderente, com capacidade de operar em ampla faixa de temperatura e com alta proteção anticorrosiva e antioxidante.
Reconhecidos no mercado por oferecerem ao consumidor os mais altos níveis de qualidade, segurança e confiabilidade, os kits de reparo de juntas homocinéticas da Cofap são desenvolvidos e fabricados de acordo com os padrões originais para que ofereçam ao consumidor desempenho equivalente ao do produto genuíno, garantindo, também, tranquilidade e garantia de um bom serviço a mecânicos e aplicadores.
Fonte: SD & PRESS