MAGNETI MARELLI dá dicas sobreI VÁLVULA TERMOSTÁTICA
MAGNETI MARELLI ALERTA PARA OS CUIDADOS ESSENCIAIS COM Ac
Apesar de ser um componente essencial do sistema de arrefecimento do motor, muitos motoristas negligenciam pequenos cuidados que ajudam a preservar a vida útil da válvula termostática. Responsável por manter a temperatura ideal de funcionamento do motor, esse pequeno dispositivo evita o superaquecimento, garantindo maior eficiência, menor consumo de combustível, melhor desempenho e maior durabilidade do motor.
Para orientar os motoristas, os técnicos da Marelli Cofap Aftermarket oferecem algumas dicas importantes para garantir o funcionamento correto da peça. A principal delas é realizar sempre a manutenção preventiva, evitando problemas e gastos desnecessários. Outra recomendação fundamental é manter o radiador com o líquido de arrefecimento adequado, conforme indicado pelo fabricante. Jamais utilize água mineral como substituto do fluido de arrefecimento. O líquido de arrefecimento é desenvolvido especificamente para resfriar o motor e proteger os componentes internos contra a corrosão.
O motorista pode monitorar o funcionamento da válvula termostática por meio do termômetro no painel de instrumentos. Caso a temperatura do motor não atinja o nível ideal após alguns minutos de funcionamento, isso pode indicar que a peça está travada na posição aberta. Por outro lado, se o veículo apresentar superaquecimento, é um sinal de que a válvula pode estar travada ou obstruída, impedindo a circulação adequada do líquido de arrefecimento pelo radiador.
Em qualquer um dos casos, é fundamental levar o veículo a uma oficina de confiança para uma avaliação adequada. Se for necessária a substituição da peça, recomenda-se optar por componentes de qualidade reconhecida, como os da Magneti Marelli. Para facilitar o trabalho de mecânicos e reparadores, a marca disponibiliza a válvula termostática acompanhada da carcaça e do sensor. Com esse kit, os profissionais contam com componentes que se ajustam perfeitamente ao modelo do veículo, garantindo uma instalação mais prática, segura e eficiente.
Com mais de 100 códigos, o portfólio foi ampliado com mais três itens que atendem modelos das marcas Fiat, Ford, Hyundai, Jeep e Kia:
- 92K– destinado ao Ford Ka 1.0 12V, fabricado entre 2014 e 2018 e Ford KA Sedan 1.0 12V, que saiu da linha de montagem no período de 2015 a 2022
- 82K– aplicado no Hyundai H100 2.5 8V, produzido de 1995 a 2004, no Hyundai IX35 2.0 16V, de 2010 e 2016 e no Kia Cerato 1.6 16V, produzido de 2006 a 2016
- 88C- destinado ao Fiat Toro 2.0 16V Diesel, fabricado entre 2016 e 2021, no Jeep Compass 2.0 16V Diesel, produzido entre 2017 e 2022 e Jeep Renegade 2.0 16V Diesel, que saiu da linha de montagem no período de 2015 a 2021.
Mais informações sobre os produtos podem ser encontradas no catálogo eletrônico disponível para celulares IOS e Android e no site www.mmcofap.com.br. Outro canal é o serviço de atendimento ao consumidor: 0800 0191638.
Fonte: SD & PRESS