Monroe oferece tecnologias para amortecedores inteligentes
A tendência para o futuro são os amortecedores que armazenam energia, com foco na eficiência e na sustentabilidade. Esse método permitirá aproveitar a energia gerada pelos movimentos de compressão e extensão para recarregar uma bateria. Enquanto essa tecnologia ainda está em estudo, conheça as soluções que a Monroe já disponibiliza globalmente.
O sistema mais moderno disponível no mercado é a suspensão ativa, em que a movimentação vertical das rodas é determinada por sensores que coletam dados da via e do veículo e indicam os movimentos a serem feitos pela suspensão. Dessa forma, os movimentos não dependem unicamente das condições da via, sendo ajustados automaticamente para reduzir o balanço da carroceria e aumentar o conforto.
A Tenneco possui sete tecnologias de amortecedores para sistemas ativos. Um deles é o DRiV™, lançado em 2017 e com grande abrangência de aplicações, especialmente no segmento de veículos leves. Essa tecnologia utiliza 16 níveis de amortecimento e oferece redução no movimento de carroceria e de “mergulho” em frenagens, principalmente quando o veículo está carregado. Os benefícios incluem maior conforto, controle e performance.
Já o Dual Mode é direcionado para modelos compactos, unindo conforto e um rodar mais esportivo ao toque de um botão. Uma unidade de controle altera eletronicamente entre os modos suave e firme, solução que atende condições de tráfego diário ou quando o motorista deseja maior desempenho.
A terceira tecnologia disponível é a CVSAe (Continuously Variable Semi-Active Suspension), que identifica continuamente as condições da estrada e de condução, ajustando os amortecedores de forma independente em tempo real, a cada 10 milissegundos. A vantagem é um sistema que se adapta perfeitamente às necessidades do condutor. Esse modelo está disponível em mais de 40 modelos, incluindo o Volvo XC40 e o Jaguar E-PACE. Há ainda o CVSAi, que possui uma válvula hidráulica ativa em um pistão interno, permitindo redução de peso e melhora nos níveis de vibração e ruído.
O CVSA2 é a última geração em suspensão com amortecedores semiativos. Cada peça traz duas válvulas hidráulicas, controlando as compressões e extensões de forma independente. Isso garante maior flexibilização entre os níveis mínimo e máximo de amortecimento, além de maior controle e estabilidade. Desenvolvido inicialmente para carros esportivos de alta performance, o CVSA2 foi adaptado para uso em SUVs. Essa tecnologia equipa, entre outros modelos, o Mercedes-AMG G 63.
A lista de inovações da Monroe conta ainda com o CVSA2/Kinetic®, suspensão que possui menor consumo de energia. Sua última geração foi apresentada ao mercado em junho de 2018. Esse modelo dispensa as barras estabilizadoras, reduzindo o peso do veículo ao mesmo tempo em que entrega desempenho superior. Seu ajuste direcionado para dirigibilidade e tração é ideal para aplicações em SUVs e modelos fora de estrada ou carros esportivos. Por fim, há o ACOCAR™, sistema totalmente ativo que permite maior controle do movimento da carroceria e das rodas, com alto desempenho na dirigibilidade. Sua construção em alumínio resulta em uma peça de baixo peso, contribuindo para a diminuição do consumo de combustível.
Fonte: Printer Press