JAGUAR I-PACE: REDEFININDO O SIGNIFICADO DE ‘CARRO’

JAGUAR I-PACE: REDEFININDO O SIGNIFICADO DE ‘CARRO’

O I-PACE, SUV de desempenho totalmente elétrico da Jaguar, ganhou os prêmios de Carro Mundial do Ano 2019 e Carro Europeu do Ano 2019. Porém o veículo com índice zero de emissão não é definido como carro, de acordo com as definições dos dicionários.

O OED, principal dicionário histórico da língua inglesa, define ‘carro’ em sua edição online como: ‘veículo rodoviário alimentado por um motor (normalmente um sistema de combustão interna), desenvolvido para levar um motorista e um número pequeno de passageiros, e normalmente possui duas rodas fronteiras e duas traseiras, para uso privado, comercial, ou de lazer.

Já a atual definição de ‘carro’ no Oxford Dictionaries.com, uma coleção de sites de dicionários produzida pela editora Oxford University of Press (OUP), é: ‘Um veículo rodoviário, tipicamente com quatro rodas, alimentado por um motor de combustão interna e capaz de carregar um número pequeno de pessoas’.

A fim de resolver a situação, Jaguar apresentou um pedido formal para o OED e o OxfordDictionaries.com para que as definições sejam atualizadas para acrescentar motorizações adicionais, incluindo veículos elétricos.

David Browne, head do comitê de nomeações da Jaguar disse: “Investimos muito tempo e esforços nos nomes de cada veículo e tecnologias para garantir que serão agradáveis ao consumidor, então nos surpreende que a definição de ‘carro’ esteja um pouco desatualizada. Por isso estamos convidando o Oxford English Dictionary e o Oxford Dictionaries a atualizar suas classificações online, refletindo a mudança do tradicional motor de combustão interna para motorizações mais sustentáveis.

O Oxford English Dictionary é amplamente reconhecido como autoridade aceita da língua inglesa. É um guia insuperável para significados, histórias e pronunciações de mais de 600 mil palavras – do passado e do presente – de todas as nações falantes da língua inglesa.

A Jaguar apresentou no ano passado o I-PACE, seu primeiro veículo totalmente elétrico, capaz de oferecer desempenho sustentável de um carro esportivo, tecnologia de inteligência artificial e a praticidade de um SUV de 5 assentos.

Equipado com uma bateria íon de lítio de 90 kWh, dois motores Jaguar e uma estrutura de alumínio sob medida, o modelo é capaz de sair da imobilidade e alcançar os 100 km/h em apenas 4,8 segundos, além de possuir autonomia de rodagem de até 470 quilômetros, de acordo com a WLTP.

Fonte: Jaguar Land Rover