Lexus traz novo SUV RX 450h para completar portfólio híbrido e apresenta novidades no sedã ES 300h
Lexus traz novo SUV RX 450h para completar portfólio híbrido e apresenta novidades no sedã ES 300h
A Lexus do Brasil anuncia a chegada da linha 2020 do SUV de luxo mais vendido do mundo, o RX 450h. O RX, único modelo que ainda não estava disponível na versão híbrida no Brasil, chega ao mercado para completar a estratégia da marca de oferecer um portfólio 100% eletrificado aos consumidores locais.
A marca traz também novidades em segurança e conectividade para o sedã ES, vendido por aqui em sua versão 300h desde o fim de 2018. Os modelos, que reúnem sofisticação e trazem, entre as novidades, o pacote Lexus Safety System, composto por itens de auxílio à condução que garantem mais proteção ao motorista e demais ocupantes do veículo, chegam as concessionárias a partir de março de 2020.
RX 450h
Disponível em duas versões, F-Sport e Luxury, o moderno RX 450h reforça os atributos da marca Lexus com um design refinado, aparência mais dinâmica, mais segurança para os ocupantes e uma experiência ao dirigir ainda mais prazerosa. Além disso, o SUV reafirma o compromisso da empresa de criar produtos com entusiasmo, emoção e paixão.
O RX 450h é equipado com um motor a combustão movido a gasolina de ciclo Atkinson, seis cilindros, 3.5L, combinado com dois propulsores elétricos (um dianteiro e outro traseiro), capaz de gerar 313 cv de potência graças ao sistema Hybrid Drive System, que oferece economia de combustível, desempenho na medida e baixo nível de emissões para um veículo desse porte.
Configuração e desempenho
O sistema Lexus Hybrid Drive combina, no RX 450h, um potente motor a gasolina com outros dois elétricos. A configuração utilizada é um motor seis cilindros em V, de 3.5L com potência de 262 cv a 6.000 rpm e torque de 34,2 kgfm a 4.200 giros, e dois elétricos – um dianteiro de 167 cv e torque de 33,5 kgfm, e outro traseiro de 68 cv e 14,2 kgfm de torque -, que, combinados ao propulsor a combustão, rendem 313 cv de potência total.
Já a dirigibilidade do SUV conta com uma central de controle do sistema híbrido mais sofisticada, capaz de transmitir a sensação e a potência do motor a gasolina padrão. A bateria de níquel-metal-hidreto está estrategicamente instalada embaixo do assento traseiro, o que garante mais espaço no porta-malas.
Para aprimorar a experiência de condução, o RX 450h conta com transmissão Hybrid Transaxle. Esse tipo de transmissão proporciona aceleração mais linear, que reduz ou aumenta continuamente as marchas, de acordo com a demanda do motor, sem desperdiçar energia, contribuindo para a eficiência de combustível.
O RX 450h ainda vem equipado do sistema de tração All-Wheel Drive, que direciona automaticamente a força para duas ou quatro rodas, conforme a necessidade do condutor, melhorando a tração em diferentes tipos de terreno.
ES 300h
Disponível apenas na versão Luxury, o sedã da Lexus chega ainda mais moderno e reforça os já conhecidos atributos da marca, como uma experiência de dirigir mais prazerosa e mais segurança para os ocupantes. O modelo, equipado com um motor a gasolina de ciclo Atkinson com 2.5L, quatro cilindros, combinado com um propulsor elétrico mais compacto e potente, gera 217 cv.
Já a central de controle do sistema híbrido do ES 300h segue os dos demais modelos da marca, mais sofisticada e capaz de transmitir a sensação e a potência do motor a gasolina padrão. Ainda no quesito condução, o ES 300h também conta com a transmissão Hybrid Transaxle, que proporciona aceleração mais linear, que contribui para a eficiência de combustível.
Para finalizar, o ES 300h é equipado com o sistema de tração All-Wheel Drive, que direciona automaticamente a força para duas ou quatro rodas, conforme a necessidade do condutor, melhorando a tração em diferentes tipos de terreno.
Configuração e desempenho
O sedã ES 300h é equipado com um propulsor quatro cilindros a gasolina de 2.5L com potência de 176 cv a 5.700 rpm e torque de 22,1 kgfm a 5.200 giros, e um elétrico que gera isoladamente 118 cv de potência e torque de 20,2 kgfm. Juntos, os dois motores rendem potência combinada de 217,5 cv.
O RX 450h e ES 300h possuem tecnologias de segurança ativa para auxiliar os condutores. São elas:
- Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC): utiliza laser, radar, câmeras ou uma combinação desses sistemas para manter distância constante e segura em relação ao carro da frente. O sistema ainda diminui ou aumenta automaticamente a velocidade (acima de 40 km/h) de acordo com o tráfego.
- Assistente de Manutenção de Faixa (LDA): sistema entra automaticamente em ação e avisa o motorista com sinal sonoro ou vibração no volante para corrigir o curso sempre que ultrapassar as marcações da pista.
- Sistema de Colisão Frontal (Pre-Crash): suporte na prevenção de colisão e danos por meio de alertas sonoros. Se necessário, ativa automaticamente o sistema de frenagem (acima de 20 km/h).
- Farol Alto Automático (AHB): acende e apaga os faróis do veículo para evitar o ofuscamento do motorista à frente e na mão contrária, ajudando a garantir visibilidade ideal durante a condução noturna.
- Blind Spot Monitor: monitor de ponto cego que identifica veículos que estão fora do campo de visão do motorista e emite alertas por meio de aviso no retrovisor externo do veículo.
- Rear Cross Traffic Alert: dispositivo que emite aviso sonoro, informando o motorista sobre a presença de tráfego na traseira do veículo
Preço
Fonte: RPMA Comunicação