Grupo ZF atinge uma nova dimensão com a aquisição da TRW
Friedrichshafen/Stuttgart. A ZF Friedrichshafen AG continua tendo sucesso em seu desenvolvimento empresarial a partir de 2015. O Grupo ZF gerou um total de 29,2 bilhões de euros em vendas no ano fiscal de 2015. Isso inclui 8,9 bilhões de euros da ZF TRW, considerada como a nova “Divisão de Tecnologia de Segurança Ativa e Passiva”, desde a aquisição em 15 de maio de 2015. Os efeitos do câmbio e de crescimento orgânico também ajudaram a impulsionar as vendas em 5%. O lucro sem os juros e impostos (EBIT) totalizou 1,6 bilhão de euros, o que corresponde a um crescimento de 498 milhões de euros com uma margem EBIT de 5,5%. Os índices têm sido influenciados pelas aquisições e alienações e, como tal, só são comparáveis com os valores do ano anterior em uma extensão limitada.
“2015 foi um ano excepcional para a nossa empresa, pois celebramos o nosso centenário e concluímos com êxito a maior e mais importante aquisição da história da empresa”, diz Dr. Stefan Sommer, CEO da ZF. “Orgulho-me de termos estabelecido no último ano fiscal as bases para um futuro sustentável e de sucesso para a ZF. Estamos integrando componentes mecânicos com unidades de controle e sensores, de forma inteligente. Dessa maneira, seremos capazes de contribuir de forma ainda mais eficaz, a moldar as megatendências de segurança, eficiência e condução autônoma.”
O Presidente do Conselho de Supervisão da ZF, Prof. Dr. Giorgio Behr, expressou sua grande satisfação com o desempenho do Conselho de Administração e do CEO. “Estamos muito orgulhosos em termos na pessoa de Stefan Sommer um CEO visionário e inovador”, afirmou Behr. “A aquisição da TRW é um perfeito exemplo de como ele impulsionou substancialmente a ZF e seus colegas no Conselho Executivo para seguir em frente de forma sustentável, posicionando o Grupo como um fornecedor líder em inovação e custos no setor automotivo. Temos plena confiança em sua capacidade de prosseguir consistentemente neste caminho, e queremos continuar esse sucesso juntos”.
Distribuição regional equilibrada de vendas
Como resultado da aquisição da TRW, a ZF aumentou substancialmente as vendas do Grupo, com a ZF TRW sendo a quinta divisão e contribuindo com 8,9 bilhões de euros para o crescimento, desde a aquisição, em 15 de maio de 2015. Além disso, a distribuição regional das vendas do Grupo está mais equilibrada: a participação da região América do Norte nas vendas totais aumentou de 20% para 28%, enquanto na região Ásia-Pacífico foi responsável por 22% das vendas, contra 20% em 2014. Na Europa as vendas caíram de 56% para 47%.
Em linha com os últimos anos, o desempenho dos negócios nas principais regiões também variou em 2015 e apresentou crescimento acentuado nas regiões América do Norte e Asia-Pacífico e moderado na Europa, contrastando com uma continuidade de queda do mercado na Região da América do Sul.
Altos níveis de investimento mantidos
Além da redução substancial da dívida, em 2015 a ZF novamente focou em investir no futuro. A empresa investiu cerca de 1,3 bilhão de euros, 300 milhões de euros a mais que no ano anterior, em propriedades, fábricas e equipamentos, especialmente a fim de expandir sua capacidade de produção e desenvolvimento. O valor corresponde a 4,4 % das vendas, sendo que 1,4 bilhão de euros foram investidos em Pesquisa&Desenvolvimento, permitindo que a ZF atingisse o seu target de 5% das vendas.
Integração da ZF TRW impulsionada com sucesso
Após a aquisição, a TRW foi integrada no Grupo ZF como a nova “Divisão de Tecnologia Ativa e Passiva”. A ZF já apresentou os primeiros sucessos desse processo de integração no Salão do Automóvel de Franfurt, em setembro de 2015.
“Inovações como o show car IAA e um protótipo de um modelo de produção em série, que foi recentemente revelado na Suécia, demonstraram o valor agregado oferecido pela empresa combinada em termos de produtos e tecnologias. Na nova estrutura, estamos perfeitamente preparados a nos tornarmos um fornecedor verdadeiramente global de sistemas integrados”, diz Sommer. “Também continuaremos a conduzir sistematicamente o avanço na integração da ZF TRW em 2016. Concentraremo-nos no desenvolvimento de produtos inovadores que nos permitam alavancar totalmente a nossa experiência inigualável na área de sistemas mecânicos inteligentes.”
Perspectivas
A ZF acredita que os mercados de carros de passeio, e de veículos comerciais leves e pesados se desenvolverão solidamente. Além disso, a ZF espera um crescimento substancial nas vendas na Divisão de Tecnologia Industrial. Os impulsionadores neste setor incluem a integração da unidade de negócios de transmissões industriais e de turbina para energia eólica adquirida no final de 2015 e o bom posicionamento de mercado e desenvolvimento na Unidade de Tecnologia de Negócios de Energia Eólica.
A ZF espera que as vendas do Grupo em 2016 sejam entre 35 e 36 bilhões de euros. O forte aumento esperado nas vendas em comparação com 2015 baseia-se essencialmente na inclusão, pela primeira vez, da ZF TRW para o período de um ano inteiro. A médio prazo, a ZF planeja sobretudo um crescimento médio de 7% para o Grupo, que está acima da média para o mercado como um todo. O EBIT ajustado para 2016 deverá ficar entre 5 e 6%, considerando o cenário atual.
“Em 2015, tivemos sucesso e mais uma vez superamos o ano anterior”, diz Sommer. “Para garantir que estamos também bem posicionados de agora em diante, precisamos fazer a nossa lição de casa neste ano e melhorar ainda mais os resultados. Isso aplica-se em particular às plantas alemãs, as quais precisamos tornar ainda mais competitivas”.
FONTE: MMEDITORIAL