Umicore alerta para conservação do filtro de partículas em motor diesel
Reduzir emissões de poluentes de motores ciclo diesel de última geração. Essa é a função do filtro de partículas. Em boas condições, o dispositivo, que é acoplado ao sistema de escape do veículo, elimina a fuligem dos gases. Mas, para que exerça sua função plenamente, é preciso atenção para evitar perda precoce do componente.
A Umicore ─ que produz filtro de partículas catalisados para motores a diesel no Brasil desde 2012 ─ alerta que esse componente foi desenvolvido para desempenhar sua função por ao menos 160 mil quilômetros. “O ideal é estar sempre atento ao manual de instrução do veículo”, acrescenta Cláudio Furlan, gerente Comercial da fabricante.
O componente deve ser trocado quando sofre algum dano físico oriundo de avaria no motor ou sensores que danifique o filtro. De acordo com Furlan, o componente com entupimento, por exemplo, pode elevar sensivelmente o consumo de diesel além de contribuir para a quebra de outros componentes por excesso de contrapressão. “O combustível é um dos itens que mais geram custos em uma frota de veículos comerciais. Por isso, é importante realizar as manutenções preventivas previstas pelo fabricante do veículo para economizar combustível e prolongar a vida útil do filtro”, explica.
Entre as precauções, vale também ressaltar a importância de trocar o óleo lubrificante no período indicado, utilizando a especificação correta. “Quando isso não ocorre, o motor consome mais óleo do que o recomendado, e isso faz com que o sistema de pós-tratamento seja prejudicado, uma vez que são formadas cinzas pela queima de resíduos dentro do filtro, entupindo seus poros”, explica Miguel Zoca, gerente de Aplicação do Produto da Umicore. Outro cuidado é realizar a substituição do filtro de ar e de óleo em período indicado. São componentes que também influenciam no sistema de pós-tratamento de gases.
O motorista também deve ficar atento na hora de abastecer. “O diesel para motores de última geração deve ser o S10, que contém uma quantidade mínima de enxofre. Caso contrário, há o comprometimento do sistema e do motor”, complementa Zoca.
Sobre a Umicore
A Umicore é um grupo de tecnologia de materiais, tendo suas atividades centralizadas em três áreas de negócios: Catálise, Energia e Tecnologia de Superfície e Reciclagem. Cada área está dividida em várias unidades de negócios direcionadas ao mercado, seja em produtos essenciais ao dia a dia ou àqueles que estão no topo de novos desenvolvimentos tecnológicos. A Umicore foca suas atividades em áreas de aplicação, nas quais seu conhecimento na ciência dos materiais, química e metalurgia faz a diferença. A área de Tecnologias Limpas (Clean Technologies – CT) é responsável por aproximadamente 50% da receita do Grupo. A Umicore investe cerca de 90% do orçamento da área de Tecnologias Limpas em P&D, desenvolvendo produtos tais como catalis adores p ara controle de emissões, materiais para baterias recarregáveis e fotovoltaicas, células de combustível e reciclagem de metais preciosos. O objetivo de criar valor sustentado da Umicore baseia-se em sua ambição de desenvolver, produzir e reciclar materiais de forma a cumprir sua missão: Materiais para uma Vida Melhor (Materials for a Better Life). O Grupo Umicore tem operações industriais em todos os continentes, servindo uma base global de clientes. Em 2014, apresentou faturamento de EUR 8,8 bilhões e, atualmente, emprega 14 mil pessoas.
FONTE: PRITERPRESS