ZEN apresenta projeto de gestão de melhoria contínua em workshop do Kaizen Institute
Redução dos custos de não qualidade em 66%, aumento da produtividade em 51% e índice de 93% de satisfação dos clientes são os principais resultados obtidos pela ZEN, maior fabricante independente de impulsores de partida do mundo, desde que implantou em 2012, um sistema de gestão de qualidade dos processos produtivos e administrativos. Esse projeto, que recebeu menção honrosa no Prêmio Kaizen deste ano, é um dos nove cases que serão apresentados no dia 3 de novembro, durante o 2º Workshop de Produtividade, promovido pelo Kaizen Institute.
Na ocasião, a fabricante catarinense será representada pelo diretor Eduardo Bertolini, que deve expor em detalhes como a empresa promoveu uma verdadeira mudança cultural na corporação, passando a adotar novos comportamentos e um olhar mais crítico no ambiente de trabalho, criando soluções e eliminando a causa raiz dos problemas. “Nesse novo conceito de gestão, é necessário envolver toda a equipe, dos líderes ao chão de fábrica. Se não houvesse a participação e, principalmente, o envolvimento de todos, jamais atingiríamos resultados expressivos e cumpriríamos nossas metas. É um processo robusto de melhoria contínua suportando o planejamento estratégico da empresa”, afirma Bertolini.
Baseado no Sistema Lean, que elimina desperdícios e busca o aperfeiçoamento contínuo dos processos, essa filosofia tem origem no modelo Toyota de produção e é adotada por companhias de diversos setores em todo o mundo, apresentando, constantemente, excelentes resultados: economia de recursos, aumento da produtividade, qualidade e, principalmente, competitividade. “Nessa metodologia de trabalho todos ganham: os colaboradores, que trabalham mais engajados e motivados, e a empresa que se torna mais produtiva, competitiva e rentável”, destaca o executivo. “Os processos de melhoria continua nos permitem acompanhar as novas demandas com mais agilidade e flexibilidade”, completa.
O workshop
O 2º Workshop de Produtividade será realizado no auditório Victor Civita, da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), na capital paulista (SP). Na ocasião, grandes marcas de segmentos variados, como Alcoa, Pirelli, WEG, Brasil-Kirin, Ingersoll-Rand, Whirlpool e Siemens também apresentarão cases de boas práticas por meio de ações para motivar suas equipes e a busca da melhoria contínua dos processos produtivos e administrativos. Essas empresas concorreram ao Prêmio Kaizen deste ano, que foi entregue no dia 12 de maio.