SAIBA TUDO SOBRE O JAGUAR I-PACE: O CONCEITO ELÉTRICO DA JAGUAR
O I-PACE é o conceito do primeiro veículo elétrico da história da Jaguar
A versão de produção deste modelo está confirmada para ser apresentada em 2017. O veículo estará nas ruas em 2018
O I-PACE é um conceito elétrico focado em desempenho, que combina o design de um superesportivo, com amplo espaço interno para até cinco passageiros e a versatilidade de um SUV
Com autonomia de 500 quilômetros no ciclo NEDC ― New European Driving Cycle ―, motoristas que rodam uma distância diária média precisarão recarregar as baterias do veículo apenas uma vez por semana
A arquitetura elétrica do modelo permitiu às equipes de designers e engenheiros inovarem em muitos aspectos de praticidade
O modelo é menor em dimensões se comparado a um SUV médio, mas oferece muito mais espaço para os passageiros e para bagagens
Sua aerodinâmica otimizada proporciona menos arrasto, com coeficiente de apenas 0.29, além de inspirar uma nova linguagem de design que ressalta os aspectos de desempenho e esportividade do conceito
Seu acabamento interior recebeu o que existe de melhor em materiais premium, de forma a dar uma visão clara da Jaguar em relação ao futuro para um veículo elétrico de luxo, em linha com o já tradicional e icônico design britânico
O conceito é equipado com assentos leves, que permitem uma posição de condução extremamente esportiva e a sensação de conectividade entre o motorista, o veículo e a estrada
Motores elétricos posicionados nos eixos traseiro e dianteiro fornecem potência de 400 cv e 700 Nm de torque instantâneo, proporcionando a este 4×4 níveis de aceleração de um superesportivo em todos os tipos de terreno e de condições climáticas
Uma série de telas sensíveis ao toque e controles analógicos dão informações ao motorista de forma intuitiva
“O conceito I-PACE traz o autêntico DNA da Jaguar em termos de beleza em design, acabamento britânico e atenção aos detalhes. O modelo não é ape nas um conceito, mas sim uma prévia de um veículo de 5 lugares que será revelado em 2017 e estará nas ruas em 2018. Ele será o primeiro veículo elétrico da Jaguar e abrirá um novo capítulo na história dessa tão lendária marca”.
Ian Callum, Diretor de Design da Jaguar
RASGANDO O LIVRO DE REGRAS
O conceito I-PACE é um dos mais atraentes conceitos já produzidos pela Jaguar. As vantagens trazidas pela eletrificação permitiram às equipes de design e engenharia da marca britânica repensar todas as proporções do modelo.
O resultado é um conceito que combina um design inspirado no superesportivo C-X75 com silhueta de um coupé esportivo e o espaço interno de um SUV médio de cinco lugares. O conceito I-PACE incorpora os avanços tecnológicos em todos os aspectos – e a certeza da equipe de design da Jaguar de que os consumidores estão prontos para projetos de veículos elétricos mais ousados.
“Os veículos elétricos oferecem aos designers uma liberdade muito maior. É por isso que o conceito I-PACE é desenvolvido sob uma nova arquitetura, inteiramente projetada para otimizar seu desempenho, aerodinâmica e espaço interior”. Ian Callum, Diretor de Design da Jaguar
Sem um motor de combustão interna e um sistema de transmissão, os designers e engenheiros do conceito I-PACE puderam avançar a cabine de condução, estender a distância entre-eixos e encurtar as saliências externas do veículo de forma a garantir proporções mais poderosas. O espaço interno também pôde ser bastante ampliado e a dinâmica e visibilidade do veículo melhoraram bastante.
Como resultado, o conceito I-PACE tem um perfil muito mais parecido com o superesportivo C-X75 do que o de um SUV convencional. No entanto, a proposta do conceito I-PACE é oferecer a mesma praticidade de um SUV de tamanho médio. A distância entre eixos de 2.990 mm cria um interior espaçoso geralmente só encontrado em SUVs de grande porte ou em sedãs de luxo. POR FORA Com seu perfil aerodinâmico, linhas marcantes, rodas grandes e traseira imponente, o conceito I PACE representa uma nova geração de veículos
elétricos. A união do DNA de design da Jaguar com as inovações estéticas possibilitadas pelos motores elétricos, criaram um veículo de aparência forte e única. Suas rodas de aro 23 com acabamento em cinza e preto, as linhas dinâmicas das janelas e o teto baixo em estilo coupé são apenas alguns exemplos que reforçam a proposta esportiva do conceito.
O trabalho em conjunto entre as equipes de Design e Aerodinâmica da Jaguar não apenas conseguiu um modelo de coeficiente de arrasto baixo para um veículo desta classe ― apenas 0,29 Cd ―, mas também permitiu que as maçanetas das portas fossem embutidas de forma a reduzir o arrasto. Saias laterais otimizadas para uma melhor aerodinâmica também misturam forma e função, canalizando o ar de forma mais eficiente em torno das rodas.
Sua grade dianteira hexagonal com acabamento em preto brilhante ressaltam bem o DNA de design da Jaguar e ajudam na aerodinâmica. Faróis full LED tanto na traseira quando na dianteira, traseira curta equipada com aerofólio e vincos agressivos no capô complementam o visual superesportivo inspirado no C-X75.
POR DENTRO
O conceito I-PACE transporta até cinco passageiros com extremo conforto e é uma indicação clara dos planos da Jaguar para a versão de produção do modelo, que traz design futurista e ambiente interior extremamente espaçoso e funcional. O conceito também traz uma série de tecnologias de ponta sempre acompanhadas de materiais tradicionais que caracterizam a visão da Jaguar para os conceitos de luxo.
“Nosso objetivo foi criar um SUV com muito espaço interno, suficiente para acomodar com conforto cinco adultos e bastante focado em performance. Além disso, tínhamos uma folha de papel em branco para criarmos nossas soluções. Para entregar isso, nós usamos toda a liberdade que um modelo elétrico, sem um motor à combustão, proporciona à nossa equipe de design”, afirma Ian Callum.
A ausência do tradicional conjunto motor e câmbio convencional abriu um espaço importante no veículo e permitiu aos designers da Jaguar avançar os lugares do motorista e passageiro do banco da frente, aumentar o espaço para os ocupantes da segunda fileira de assentos e ainda conseguir um porta-malas com capacidade de 530 litros, tudo sem comprometer o design espotivo.
O característico cockpit da Jaguar que envolve o motorista traz design esportivo e interface intuitiva, tudo construído com materiais avançados e artesanais, que demonstram toda a atenção aos mínimos detalhes que a marca adota em seus produtos.
A posição do contudor e passageiros é mais baixa do que a encontrada em um SUV convencional. Os assentos ultrafinos slimline do conceito I-PACE oferecem uma posição de condução extremamanete esportiva e buscam conectar o veículo, o motorista e a estrada. A posição de condução também proporciona ao motorista uma visão excepcional do caminho e dos arredores do veículo.
Por todo o interior do conceito I-PACE pode-se perceber a criteriosa seleção feita pela Jaguar para o uso de materiais naturais de alta qualidade. O alto padrão do acabamento feito à mão é uma grande caracterísrica da marca britânica que visa sempre focar no luxo e na sustentabilidade. O couro estilo Windsor cobre a parte dianteira dos assentos, que são costurados com linhas de cores contrastantes, assim como os encostos, em couro Alcântara.
Um teto de vidro panorâmico proporciona ampla iluminação ao interior do veículo durante o dia, enquanto à noite uma série de LEDs embutidos na junção do vidro com a carroceria criam um efeito visual deslumbrante.
UM VEÍCULO DIGITAL
O conceito I-PACE apresenta uma nova interpretação em relação a sua interface de controles por meio de comandos intuitivos. O modelo foi concebido para que o motorista tenha todos os comandos sempre à mão, de forma fácil e ergonomicamente favorável.
O console central flutuante do conceito I-PACE é um elemento-chave nos avanços na ergonomia, utilidade e desempenho do cockpit da Jaguar. Ele se conecta diretamente com o painel de instrumentos e fornece um nível de conexão mecânica com o veículo, posicionando funções de câmbio em seus suportes de metal.
As informações são compartilhadas com o motorista com simplicidade e elegância. Telas sensíveis ao toque, mostradores rotativos intuitivos e botões multifuncionais oferecem o equilíbrio perfeito entre
controles analógicos e interfaces digitais interativas, garantindo que os olhos do motorista fiquem completamente focados na estrada e não no veículo.
DINÂMICA E DESEMPENHO
O conceito I-PACE foi desenvolvido para oferecer ao motorista alto desempenho e um imenso prazer de condução, características já marcantes da Jaguar. Para isso, o modelo é equipado com motores elétricos nos eixos traseiro e dianteiro que desenvolvem 400 cv de potência e 700Nm de torque de forma instantânea.
O acionamento elétrico em todas as suas rodas proporciona ampla estabilidade ao veículo mesmo em condições climáticas mais desafiadoras, como em caso de chuva torrencial ou neve. A resposta aos comandos do motorista é imediata e o sistema fornece um controle excepcional sobre a distribuição de torque dianteiro e traseiro, se adaptando imediatamente às condições da estrada e às características do veículo.
Ian Hoban, Diretor de Linha de Veículos, Jaguar Land Rover disse: “Os motores elétricos proporcionam uma resposta imediata, sem atrasos, sem mudanças de marchas e sem interrupções. A sua entrega de torque superior em relação aos motores de combustão interna transforma totalmente a experiência de condução. Com 700Nm de força, o conceito I-PACE acelera de zero a 100 km/h em pouco mais de 4 segundos”.
A dinâmica e a capacidade de resposta do conceito I-PACE são ainda melhoradas pela posição ideal da bateria, localizada debaixo do chão do veículo e entre seus eixos, o que reduz o centro de gravidade.
Os engenheiros da Jaguar Land Rover projetaram e desenvolveram os motores elétricos que equipam o I-PACE com ímã permanente, de forma a obter um design extremamente compacto, maior eficiência e densidade de potência máxima. Eles têm um diâmetro externo de apenas 234 mm e apenas 500 mm de comprimento.
Ao invés da configuração convencional que coloca a transmissão na frente do motor, o conceito IPACE apresenta um layout mais eficiente em termos de espaço, que contribui diretamente para a excelente distância ao solo e espaçoso interior.
Para garantir que os condutores possam desfrutar e explorar com segurança o desempenho do conceito I-PACE, mesmo nas piores condições, os benefícios inerentes à tração integral são reforçados com as tecnologias de tração únicas da Jaguar, que incluem o uso de programas como o All Surface Progress Control (ASPC) e Resposta Superficial Adaptativa (AdSR).
O conceito I-PACE usa baterias de lítio-íon de 90kWh projetadas e desenvolvidas pela Jaguar Land Rover. Elas trazem uma caixa em alumínio leve e são parte integrante da estrutura do veículo. Elas permitem que o modelo tenha autonomia para rodar mais de 500 quilômetros de acordo com o ciclo europeu de utilização NEDC e mais de 220 milhas seguindo as regras do ciclo americano US EPA.
Com o trajeto diário médio de 40 a 50 quilômetros, a maioria dos clientes precisarão recarregar as baterias do veículo apenas uma vez por semana. A recarga pode ser feita em estações públicas de carregamento, em um ponto dedicado em casa ou até mesmo em tomadas convencionais.
Utilizando as estações de 50 kW DC de carregamento, cerca de 80% da carga da bateria é obtida em apenas 90 minutos e a carga completa em aproximadamente duas horas.
TECNOLOGIA DA FÓRMULA E
A herança histórica da Jaguar dentro do mundo dos esportes a motor, com sete vitórias nas lendárias 24 Horas de Le Mans, sempre permitiu à marca desenvolver tecnologias inovadoras como os freios à disco e inúmeras soluções aerodinâmicas.
Agora com sua equipe própria dentro do Campeonato Mundial de Fórmula E, a marca tem à sua disposição o campo de provas perfeito para as equipes de engenharia elétrica de desempenho desenvolverem e provarem o que existe de mais avançado em tecnologias elétricas para veículos de zero emissões.
A Fórmula E percorre circuitos de rua em grandes capitais do mundo e, apesar do uso de chassis padronizados, a categoria permite o desenvolvimento de motores elétricos próprios além de unidades de controle e transmissões.
Fonte: Jaguarl Land Rover