CESVI BRASIL atualiza Índice de Segurança
Com o objetivo de orientar o consumidor e o mercado sobre quais são os carros mais seguros à venda no País, o CESVI BRASIL, Centro de Experimentação e Segurança Viária da MAPFRE, anuncia a primeira atualização do Índice de Segurança, desde sua criação, em 2008. A análise classificou os veículos mais vendidos em 2015, de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Inicialmente, foram estudadas 293 versões, provenientes de 58 veículos de 14 montadoras, base que representa cerca de 90% dos veículos novos comercializados no ano passado.
A atualização acontece para atender a demanda de mercado e a um novo perfil de consumidor, mais informado e ciente da importância de contar com equipamentos de segurança na hora de escolher o carro para adquirir. “Em 2008, quando criamos o Índice de Segurança, a tecnologia automotiva ainda engatinhava. Muita coisa mudou. O sistema de freios ABS e o airbag se tornaram itens obrigatórios, a alta tecnologia chegou aos veículos e o consumidor está mais exigente e criterioso”, comenta Emerson Feliciano, superintendente técnico.
Na nova versão do estudo, os veículos são classificados numericamente, em que quanto menor for o número da nota (entre 10 e 60), melhor a classificação, e por estrelas, (de 1 a 5), no qual quanto mais estrelas, melhor é a posição do carro no ranking. A pontuação de cada veículo considera pesos diferentes entre cinco grupos básicos de equipamentos de segurança existentes nos mais modernos modelos da indústria, que são Seguranças Ativa e Passiva; Assistências à Condução e à Segurança e Proteção ao Pedestre.
“O fato de termos dois critérios de pontuação nessa edição do estudo – em notas e estrelas – ajuda o consumidor a entender que mesmo que dois modelos empatem na classificação por estrelas, invariavelmente diferirão no quesito numérico. Com isso, o Índice está mais completo e rígido”, comenta o especialista.
No quesito Segurança Ativa são avaliados equipamentos que visam evitar acidentes: sistemas de antitravamento das rodas (ABS) e de assistência à frenagem (BAS); distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e de tração (TCS).
Em Segurança Passiva, que tem como objetivo amenizar os ferimentos aos ocupantes em decorrência de acidentes, foram 18 os itens analisados, incluindo barras de proteção lateral, Isofix (acessório para retenção de crianças no banco traseiro), encosto de cabeça para todos os ocupantes e airbags, entre outros.
Estreante no Índice, a Assistência à Condução é uma categoria que reúne um grupo de equipamentos que auxiliam o motorista durante a condução do veículo, podendo ser por meio de alertas sonoros e luminosos, ou até por imagens. Entre os 16 itens contemplados, estão detectores de faixa (sistema que alerta o motorista em caso de sonolência ou distração ao sair repentinamente de uma faixa), desembaçador traseiro e limitador de velocidade, entre outros.
Em Assistência à Segurança, categoria nova no Índice, foram avaliados cinco equipamentos que alertam o motorista sobre as condições de uso do veículo: alerta de desativação de airbag (visível), de uso de cinto de segurança para motorista, para passageiro dianteiro, para todos os ocupantes e detector de fadiga.
Por fim, com base na preferência do pedestre em relação aos demais veículos no trânsito – de passeio, motocicletas e bicicletas -, segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o CESVI BRASIL passou a considerar a categoria Proteção ao Pedestre como mais um novo grupo dentro do Índice de Segurança. Neste, são considerados na análise componentes que têm o objetivo de amenizar ferimentos às pessoas à pé em caso de atropelamento, como capô ativo (sistema que aciona as dobradiças do capô), barras de proteção (posicionadas na região dianteira dos veículos, evitam agravamento de danos à pessoa atropelada) e airbag para pedestres.
Segundo o CESVI BRASIL, os vinte veículos mais bem classificados pelo Índice de Segurança são:
Montadora | Versões | Estrelas | Nota | |
1 | Ford | Focus Hatch Titanium Plus 2.0 AT | 4 | 22 |
2 | Jeep | Renegade Limited Edition | 4 | 23 |
3 | Ford | Ranger Limited 3.2 Diesel 4×4 AT | 4 | 25 |
4 | Jeep | Renegade 1.8 | 4 | 25 |
5 | Jeep | Renegade Longitude | 4 | 25 |
6 | Jeep | Renegade Sport | 4 | 25 |
7 | Jeep | Renegade Sport 75 anos | 4 | 25 |
8 | Jeep | Renegade Trailhawk | 4 | 27 |
9 | Ford | Focus Hatch SE Plus 1.6 | 4 | 27 |
10 | Ford | Focus Hatch SE Plus 2.0 AT | 4 | 27 |
11 | Ford | Ranger XLT 3.2 Diesel 4×4 AT | 4 | 28 |
12 | Volkswagen | Golf GTI 2.0 TSI | 4 | 28 |
13 | Honda | Civic Touring | 4 | 29 |
14 | Ford | Ranger Limited Edition 2.5 Flex – MT | 4 | 29 |
15 | Ford | Ranger XLS 2.2 Diesel 4×4 – MT | 4 | 29 |
16 | Honda | Civic EX | 4 | 29 |
17 | Honda | Civic EXL | 4 | 29 |
18 | Honda | Civic Sport | 4 | 29 |
19 | Ford | Ecosport Free Style Plus 1.6 AT | 4 | 29 |
20 | Ford | Ecosport Titanium 2.0 AT | 4 | 29 |
O Índice de Segurança Viária do CESVI BRASIL pode ser conferido na íntegra no site www.cesvibrasil.com.br.