Mesmo com cenário desafiador, Dunlop Pneus supera metas definidas para 2016
Se o ano de 2015 foi positivo para a Dunlop, 2016 não fica atrás. Apesar de um cenário desafiador para o mercado de pneus, a empresa conseguiu atingir e superar suas metas, colocando mais de 4 milhões de pneus no mercado brasileiro.
Mesmo com as metas atingidas, a empresa reconhece que o ano passado apresentou grandes desafios para todas as fabricantes nacionais de pneus. A diminuição das vendas de veículos novos, por exemplo, encolheu o mercado de equipamento original e as oscilações do dólar trouxeram impactos negativos, não só nos produtos importados, como, também, na produção brasileira, uma vez que a utilização de matéria prima importada e aumento da alíquota sobre a borracha natural encareceu toda a cadeia.
“Para nós encerrar um ano como 2016 com números tão positivos é resultado de muito esforço de nosso time e nossos distribuidores. Mesmo com a situação brasileira de um mercado em retração, a Dunlop acredita na recuperação deste cenário e inclusive vem investindo mais no país”, afirma Rodrigo Alonso, Gerente Sênior de Vendas e Marketing da Dunlop. “Um exemplo disso é o investimento 487 milhões de reais na ampliação da fábrica de pneus de passeio e instalação de uma planta para produção de pneus para veículos de carga, anunciados em julho de 2016”, completa Rodrigo.
Outro ponto importante a se destacar é o crescimento que a Dunlop apresentou em 2016. No segmento de pneus para veículos de passeio no mercado de reposição, o crescimento foi de 3% em relação à 2015, totalizando 13% de market share entre os concorrentes nacionais. Já com pneus para veículos de carga, o crescimento foi de 1%, atingindo 4% do mercado.
O mercado brasileiro
A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), em seu balanço anual, indica que, no acumulado de 2016, o balanço do setor foi negativo em 1,6%, puxado, principalmente, pelas montadoras, que registraram queda de 9,2% no ano. O impacto negativo foi amenizado pelas exportações, que fecharam o ano em alta de 7,7%. No ano de 2015, foram vendidos cerca de 72 milhões de unidades. Já em 2016, esse número chegou a 70,7 milhões.
Além disso, a ANIP indica que a produção total de pneus no ano teve queda de 1,1% na produção. O resultado é reflexo do baixo desempenho das vendas para o mercado de reposição e de montadoras.
Um ano de conquistas
A Dunlop operou com 100% da capacidade produtiva da fábrica – 15 mil pneus por dia. Isso permitiu um crescimento da empresa em quase todos os setores. No mercado de pneumáticos como um todo, o único segmento que apresentou crescimento em relação ao ano anterior foi o de exportação, com aumento de 7,7% – um total de 13,1 milhões de unidades em 2016. Neste item a Dunlop cresceu 58%.
Já no segmento de reposição de pneus de passeio, outro dado positivo: enquanto o mercado teve uma queda de 1,5%, a Dunlop conseguiu crescer 3%.
Além disso, o mercado de equipamento original pode ser visto como bastante promissor para a Dunlop. O ano de 2016 marcou a consolidação da Dunlop neste setor, atingindo 1,2% de um mercado extremamente competitivo, graças ao fornecimento para Toyota, Volkswagen e Fiat, o que representou um passo importante para a marca neste segmento, reforçando o compromisso da Dunlop no país. Outro ponto de destaque fica com o pneu ultra high performance Dunlop Sport Maxx GT600, que passou a ser produzido para equipar o novo Nissan GT-R. O carro superesportivo começou a ser vendido em 2016 no Brasil e foi uma das grandes atrações do Salão do Automóvel 2016.
O que esperar para 2017
Desde o início das operações no Brasil, o modelo de vendas da Dunlop se baseou na comercialização de pneus através de distribuidores exclusivos. O sucesso desse modelo permite à empresa dar continuidade a essa estratégia, aperfeiçoando, inclusive, os treinamentos, suporte a vendas e campanhas de vendas que ajudarão a empresa a manter o crescimento que vem acumulando desde sua chegada no Brasil em 2011. Os principais investimentos da marca no ano serão em infraestrutura – para a ampliação da fábrica – contratação de novos funcionários e, principalmente, a abertura de novos pontos de venda.
Além disso, a Dunlop quer, também, aumentar a participação no mercado de pneus de carga. Para isso tem planos de investir na formação de equipes de venda, bem como no aumento de lojas (Truck Center).
No mercado de pneus de passeio a expectativa é de crescimento da ordem de 2% em 2017, visto que, apesar da diminuição na entrada de veículos novos, a frota circulante aumentou e isso deve impactar positivamente o mercado.
Fonte: LVBA Comunicação