Volkswagen do Brasil registra aumento de 102% nas exportações no primeiro trimestre de 2017
Maior exportadora de veículos da história do País, com mais de 3,5 milhões de unidades embarcadas, a Volkswagen do Brasil registrou um aumento de 102% nas exportações no primeiro trimestre de 2017, em comparação com o mesmo período de 2016. Foram 47.925 unidades exportadas esse ano, contra 23.650 no ano passado. O volume exportado pela Volkswagen em 2017 corresponde a praticamente um terço (27,8%) de todos os embarques da indústria automotiva brasileira no mesmo período (172.693).
“Nossa estratégia é clara: buscamos novas oportunidades e novos mercados, oferecendo um portfólio de produtos de qualidade, adequados às necessidades de cada dos países para os quais exportamos. Por meio dessas ações, temos conquistado cada vez maior participação nas vendas, aumentando o nosso sucesso nas exportações”, diz o Presidente e CEO da Volkswagen do Brasil e América do Sul (SAM), David Powels.
Os mercados que mais receberam os veículos produzidos pela Volkswagen do Brasil foram Argentina, onde a marca tem sido líder de vendas há alguns anos, e o México.
O modelo mais exportado no primeiro trimestre de 2017 continua sendo o Gol, com 20.356 unidades embarcadas, seguido pelo Voyage, com 10.242 unidades, e a Saveiro com 8.874 unidades.
A performance positiva em 2017 reflete os primeiros resultados da criação da estrutura regional SAM, que engloba a América do Sul, América Central e Caribe, em um total de 28 países, da qual David Powels, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, é responsável. Essa divisão dá maior autonomia e força no desenvolvimento de soluções para as demandas dos clientes da Volkswagen nessas regiões, ajudando a ampliar a atuação da empresa nesses mercados.
Líder em exportações em 2016
A Volkswagen foi a maior exportadora do setor automotivo em 2016, com 107.322 unidades embarcadas para 16 países. O modelo mais exportado em 2016 foi o Gol, com 49.911 unidades, seguido do up! (20.318), Voyage (17.512), Saveiro (12.443).
Maior exportadora
Em toda a sua história, a Volkswagen já exportou mais de 3,5 milhões de veículos para 147 países. O primeiro embarque de veículos para mercado no exterior, foi realizado em 1970, quando foram exportadas 13 unidades dos modelos Kombi e Variant, com destino ao México e países da América do Sul.
Com mais de 60 anos de atividades, a Volkswagen do Brasil foi a primeira fábrica da marca fora da Alemanha e já foi estrategicamente instalada próximo ao Porto de Santos, contribuindo para geração de divisas no País. A empresa utiliza os portos de Santos (SP), São Sebastião (SP) e Paranaguá (PR) para exportar os veículos, dada a proximidade estratégica com as fábricas localizadas em São Bernardo do Campo – Anchieta (SP), Taubaté (SP) e São José dos Pinhais (PR).
Curiosidades sobre as exportações:
As exportações da Volkswagen do Brasil começaram em fevereiro de 1970, quando 13 unidades dos modelos Kombi e Variant foram exportadas para o México e países da América do Sul.
Em 1972 os volumes exportados já chegavam a 7.204 unidades. Este número expressivo fez a empresa perceber a grande oportunidade de tornar-se líder em exportação (automóveis e comerciais leves).
Um dos maiores contratos de exportação foi com o Iraque, para onde foram exportadas 170 mil unidades do Passat de 1983 a 1988.
Outro grande contrato ocorreu em 1987, com o Projeto 99 (Voyage e Parati) para o mercado norte americano (Canadá e EUA). Foram dois anos de exportação da Parati com 25.022 unidades e sete anos do Voyage com 202.062 unidades exportadas.
Em 2000, após o sucesso das exportações do Voyage e da Parati, a Volkswagen do Brasil anunciou a volta ao mercado norte americano (Canadá e EUA), considerado um dos mais exigentes do mundo, com as exportações do modelo Golf. Foram 137.925 unidades do modelo para os EUA no período de 2000 a 2005 e 75.063 unidades para o Canadá entre os anos de 2000 a 2009.
O Gol com motor a diesel foi vendido entre 2000 e 2008 para Argentina (14.562 unidades no período), Uruguai (1.219 unidades) e Paraguai (898 unidades).
Em junho de 2004 a Volkswagen comemorou 1,5 milhão de unidades exportadas. O veículo que representou esse marco foi um Gol destinado à Venezuela.
O ano de 2005 registra o ápice da exportação, com a abertura dos mercados da África e Oriente Médio, mais uma vez a Volkswagen do Brasil superou desafios levando produtos para países com diferentes exigências.
Os produtos da Volkswagen do Brasil (automóveis e comerciais leves), já marcaram presença na Europa, África, Ásia e Américas.
Com a criação do Mercosul em 1991 inicialmente composto por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, no qual os objetivos primordiais eram a eliminação das barreiras tarifárias e não-tarifárias no comércio entre os países membros, o impacto geral sobre a performance da indústria automobilística foi extremamente positivo, considerando que esses países tornaram-se um importante polo de atração de investimentos estrangeiros diretos.
Em alguns países os modelos receberam outro nome, como o Gol no México, Rússia e Egito chamou-se Pointer ou mesmo o Fox, que no México chamava-se Lupo.
Entre 2004 e 2005, o Gol foi exportado para a Rússia, sendo o primeiro carro brasileiro a circular naquele país.
Ucrânia, Turcomenistão e Azerbaijão receberam o Gol, entre 2005 e 2006, sendo que o automóvel sofreu adaptações devido à grande diferença climática em relação ao Brasil.
China e Irã chegaram a fabricar o Gol em CKD a partir de peças exportadas do Brasil.
Fonte: Volkswagen do Brasil