Tramontina busca novos segmentos para injeção de alumínio
A Tramontina é reconhecida pela qualidade de seus produtos. O que nem todo mundo sabe é que de suas fábricas saem itens que vão muito além dos produtos para casa, cozinha, ferramentas e materiais elétricos e se expande por uma série de segmentos industriais.
Um exemplo são as peças injetadas de alumínio sob encomenda. A expertise na injeção de alumínio, reconhecida na confecção dos materiais elétricos, levou a empresa a criar, em 2000, uma divisão dedicada ao fornecimento sob encomenda para variados setores da indústria, com destaque para o automotivo que, desde o princípio, demandou ativamente os serviços da nova área.
Hoje, saem de sua fábrica localizada em Carlos Barbosa (RS), soluções em componentes de alumínio injetado para fabricantes de bombas de combustível, sistema de injeção (corpo de borboleta), alto falantes, direção hidráulica, cilindros de embreagem, entre outros.
Novas frentes de atuação
A Tramontina tem hoje um completo e amplo parque fabril capaz de atender não apenas os tradicionais clientes dos segmentos de materiais elétricos e automotivo, mas também pronto a abrir novas frentes de atuação, como, por exemplo, os mercados de duas rodas, agrícola, linha branca e da construção de máquinas.
A empresa está apta a realizar o projeto, detalhando o processo produtivo, assim como o desenvolvimento do ferramental e dos equipamentos necessários para produção e testes de qualidade de cada componente. Seu corpo técnico altamente treinado trabalha junto aos clientes propondo melhorias na qualidade e redução de custos.
Além disso, dispõe de um conjunto de tecnologias e competências para atender às complexas especificações dimensionais, de resistência mecânica e qualidade dos projetos, utilizando de ferramentas da norma IATF (TS16949), padrão reconhecido mundialmente relacionado à gestão da qualidade que se aplica a qualquer organização ativa no fornecimento da cadeia automotiva e de motocicletas.
Para garantir a precisão necessária a cada um dos diversos componentes, possui em sua fábrica equipamentos de última geração, como o tridimensional, que realiza medições tridimensionais por meio de coordenadas, e o espectômetro de medição ótica, que analisa a composição química das matérias-primas. Já a máquina de tração permite realizar ensaios de resistência mecânica e o Magma Soft Flow simula o processo de injeção sob pressão, possibilitando ajustes no projeto do ferramental.
Outro destaque é o setor de usinagem, que trabalha com centros de usinagem de última geração para entregar a seus clientes peças finalizadas com precisão.
Fonte: Tramontina Eletrik