PAULO BELLINI, EXEMPLO DE VALORIZAÇÃO E MOTIVAÇÃO DAS PESSOAS
Paulo Bellini foi um dos fundadores da Marcopolo S.A., empresa genuinamente brasileira, que começou como fabricante de carrocerias de ônibus e hoje se destaca como desenvolvedora de soluções para a mobilidade e para o transporte coletivo. Filho de descendentes italianos e formado em Contabilidade, nasceu em 20 de janeiro de 1927, em Caxias do Sul, e se destacou pela quebra permanente de paradigmas, por uma forte determinação pela qualidade dos produtos, pelo crescimento sustentado da empresa e pela valorização do ser humano.
Em sua trajetória ao longo de 67 anos na Marcopolo, Bellini exerceu funções em diversas áreas da empresa, inicialmente cuidando da administração, contabilidade, pessoal e compras. Tornou-se diretor-presidente em outubro de 1969 e foi eleito presidente do Conselho de Administração da Marcopolo, em 2006, posição que ocupou até 2012, quando foi nomeado presidente emérito.
Bellini percebeu rapidamente que produzir ônibus demandava mão de obra intensiva e altamente qualificada e que as pessoas eram a alma do negócio. Por isso, dedicou-se à criação de um ambiente de confiança para garantir a permanente motivação das equipes, o que se transformou em um dos principais diferenciais competitivos da Marcopolo, assim como a inovação e a flexibilidade dos processos produtivos da empresa.
O executivo vislumbrou a potencialidade do mercado internacional e, ainda em 1961, realizou a primeira venda ao Uruguai. A partir daí, as exportações foram crescendo até que, na década de 1990, teve início o processo de internacionalização, que resultou na multinacional brasileira, que hoje mantém operações em 11 países – África do Sul, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Egito, Estados Unidos, Índia, México – e vendas já realizadas para mais de 100 outras nações. (não creio que a Marcopolo tem operações no Canadá e nos EUA, pois ela possui cerca de 10% da New Flyer e não detém o controle e nem controla as fábricas – para mim são nove países)
Nos idos de 1986, Bellini fez uma viagem ao Japão com o objetivo de conhecer os processos de administração participativa. Ao regressar, apoiou, com entusiasmo, a implantação de novas filosofias de trabalho. As fábricas da Marcopolo foram adaptadas com sucesso aos novos métodos, tornando-se referência internacional. Isto reforçou a importância da disposição para “fazer acontecer”, que é marca dos colaboradores da Marcopolo, expresso no lema que Bellini sempre fez questão de enfatizar: “As pessoas são nosso grande diferencial competitivo”.
Em 2012, Paulo Bellini lançou o livro “Marcopolo, sua viagem começa aqui”, escrito a muitas mãos com o objetivo de registrar as experiências que ajudaram a construir e explicar um pouco da cultura Marcopolo.
Como presidente emérito, Bellini sempre zelou pela cultura da Marcopolo, sua marca e imagem, além de garantir a permanente valorização e motivação dos seus colaboradores. Um dos meios encontrados para estar próximo das pessoas na empresa foi o Encontro Marcado. Todo final de ano, Bellini encontrava os colaboradores e entregava-lhes um brinde. Em seu registro no livro, o presidente afirmou: “Para mim, é uma oportunidade de poder agradecer a dedicação pelo trabalho desenvolvido durante o ano, a participação indireta dos familiares e desejar um ano ótimo e que eles possam trabalhar com alegria e bom humor.” A preocupação de Paulo Bellini com as pessoas era reconhecida pelos colaboradores, que durante esses encontros ofereciam presentes feitos por eles mesmos. Bellini relatou: “São verdadeiras obras de arte: miniaturas de ônibus, quadros, poemas, músicas. Ou seja, eu recebo muito mais do que eu dou a eles”.
Para Francisco Gomes Neto, diretor-geral da Marcopolo, Bellini é um exemplo a ser seguido. “Paulo Bellini deixa um forte legado para os executivos da Marcopolo. Ele sempre foi um modelo no relacionamento com os colaboradores, uma referência no cumprimento do principal valor da companhia, que é o respeito e a valorização das pessoas. Sua liderança inspiradora continuará presente e vamos continuar trabalhando para manter a marca Marcopolo como sempre foi, um motivo de orgulho para o nosso estimado fundador”.
Fonte: Secco – Consultoria de Comunicação