FORD GT DESAFIA O CALOR DO TEXAS NA SEXTA ETAPA DO MUNDIAL DE ENDURANCE
O Ford GT corre neste final de semana no Texas, nos Estados Unidos, a sexta etapa do Campeonato Mundial de Endurance, liderando a classificação de pilotos e em segundo lugar entre os construtores, atrás da Ferrari. A prova será disputada no Circuito das Américas, o único do calendário do mundial que roda em sentido anti-horário, e tem outras características favoráveis as pretensões da equipe Ford Chip Ganassi Racing.
Diferentemente da etapa anterior, na Cidade do México, o circuito do Texas tem retas e curvas longas que favorecem o desempenho do Ford GT. É nessas condições que o supercarro pode “esticar as pernas” e atingir o máximo da sua potência. Andy Priaulx e Harry Tincknell, líderes do campeonato de pilotos com oito pontos de vantagem, têm como meta defender a posição no Ford GT 67. No ano passado, eles ficaram em quarto lugar nessa etapa.
“O Circuito das Américas é uma pista que eu adoro”, diz Priaulx. “Tivemos uma chance de pódio no ano passado e agora trazemos muito mais experiência, que vai ajudar em aspectos como o gerenciamento dos pneus. Meu sentimento é muito positivo nesse momento que teremos uma série de pistas favoráveis: Texas, Fuji e Xangai. Esperamos fazer uma corrida forte”.
O maior desafio para os pilotos no Texas é o calor. No ano passado, a corrida começou no final da tarde e a temperatura era insuportável. O piloto Stefan Mucke, que corre com o outro Ford GT da equipe, teve um problema no ar-condicionado e precisou parar no box na primeira hora. Seu companheiro Olivier Pla sofreu outro tipo de problema, atingido por carros da categoria de protótipos em duas ocasiões.
“Estou indo para o Texas confiante”, diz Mucke. “Eu realmente gosto do circuito e acho que ele vai nos favorecer este ano. A escolha do pneu é chave no Texas, dependendo da temperatura da pista, e temos de ver a que ponto ela vai chegar desta vez. É uma pista longa, com muitas curvas rápidas, onde o Ford GT é muito forte. Acho que podemos obter um bom resultado lá.”
Fonte: FORD do Brasil