CESVI Brasil alerta para o uso do cinto de segurança no carro
De acordo com o artigo 65 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), todos os ocupantes de um carro devem utilizar o cinto de segurança. Por esse motivo, o CESVI BRASIL/MAPFRE (Centro de Experimentação e Segurança Viária) ressalta a importância de se utilizar esse item de proteção que pode salvar vidas, um hábito ainda negligenciado por muitos, principalmente no banco traseiro.
Segundo Alessandro Rubio, coordenador técnico do CESVI/MAPFRE, o costume de não se utilizar o cinto é um risco, principalmente no banco de trás. “Isso acontece devido à falsa sensação que as pessoas têm de que serão protegidas pelos bancos da frente e não correm risco de sofrerem graves lesões ou de serem arremessadas do carro, no caso de uma colisão”, explica.
O especialista ainda lembra que o passageiro sem cinto no banco traseiro, em caso de colisão, pode ser arremessado sobre o motorista e o carona com uma força 50 vezes maior do que o seu peso. Veja na tabela abaixo:
Devido ao risco ao não se utilizar esse item de segurança, o Centro reforça a importância de se educar e alertar os motoristas e passageiros a usarem o cinto e até dispositivos de retenção (cadeirinha, bebê-conforto e booster – assento de elevação) independentemente do trajeto a ser realizado.
Fonte: CESVI BRASIL