Freudenberg-Corteco comemora os 85 anos do retentor Simmerring e investe em tecnologias sustentáveis
A Freudenberg-Corteco, divisão de reposição automotiva da Freudenberg-NOK Sealing Technologies, comemora em 2017 os 85 anos de uma das principais inovações já registradas na tecnologia automotiva e na construção de máquinas: o retentor.
Foi em 1929, como uma empresa familiar amplamente diversificada e com desenvolvimento orgânico desde a sua fundação em 1849, que a Freudenberg-Corteco, aproveitando-se de oportunidades favoráveis, criou o Simmerring®, o primeiro retentor da história, desempenhando papel primordial na indústria automotiva, permitindo que motores, eixos e transmissões operassem de maneira mais eficiente e sem vazamentos. Por 85 anos, este componente – que tornou-se sinônimo mundial de anéis de vedação de todos os tipos – tem andado lado a lado na história de sucesso da empresa que, atualmente, é a principal fornecedora de vedações para as montadoras e para o mercado de reposição no País.
Uma história de sucesso com começo, mas sem fim
Desde o primeiro anel de vedação Simmerring® surgido em 1932, e que rapidamente ultrapassou a tecnologia disponível até então, foram inúmeros desenvolvimentos que cada vez mais aprimoraram a qualidade e desempenho da peça. Entre eles, a incorporação de uma mola e a impregnação de couro com Acronal, trouxeram avanços valiosos em sua funcionalidade. Além disso, problemas como baixa resistência à altas temperaturas e solventes foram resolvidos e, na década de 50, a produção do Simmerring® já atingia 100 milhões de unidades, tornando a Freudenberg líder global e especialista em vedações.
Na década de 80, o Simmerring® conquistou o motor de combustão interna na Europa e América, já que era equipado com um canto de vedação feito de PTFE – politetrafluoretileno -, quimicamente resistente e adequado para uso em temperaturas de -40ºC a 260ºC. Na sequência, vieram outros desenvolvimentos, como o retentor integrado com a roda fônica em 1997 que, ao interagir com sensores, era capaz de prover informações sobre a posição e dados precisos sobre velocidade e ângulos de rotação.
Em 2010, o Simmering® deu a prova de que poderia funcionar em alto desempenho também em sua mínima forma. A Freudenberg teve êxito na fabricação do menor elastômetro até então, ao vedar eixos de apenas 1mm de diâmetro. Em conjunto com inúmeras modificações, desenvolvimento contínuo e foco na eficiência, proteção ambiental e sustentabilidade, a história do retentor tem mostrado que não há limites para a evolução na tecnologia de vedação e a incorporação de novas funcionalidades. Atualmente, o retentor Simmerring® correto pode ser usado em praticamente todas as aplicações possíveis.
LEVITEX: sustentabilidade aplicada à tecnologia para atender demandas de emissão de CO2
E, para celebrar esta data tão representativa, a Freudenberg-Corteco vem investindo em novas tecnologias sustentáveis, que atuem para reduzir a emissão de CO2 na atmosfera. O retentor exclusivo de virabrequim lubrificado a ar, o “LEVITEX”, reduz o atrito em até 90% e emissões de CO2 em 0,5-1 g/km, possui uma alta capacidade de carga e longa vida útil.
O desenvolvimento atende uma exigência da União Europeia, que colocou a meta de redução geral de emissões para novos carros para 95 g de CO2/km até o ano 2020. Entre outros fatores, perdas de fricção no motor e unidade de tração devem ser reduzidas para se chegar a este objetivo. Isto inclui o retentor de virabrequim do lado do motor. Nesse cenário, existe uma demanda para o desenvolvimento de uma nova tecnologia que possa reduzir a emissão geral de CO2 de forma sustentável.
Plínio Fazol, gerente de Marketing da Freudenberg-Corteco, comenta: “Praticamente tudo o que se movimenta mecanicamente é dotado de retentores. Desde carros, caminhões, ônibus e motocicletas, até máquinas agrícolas, industriais, eletrodomésticos e aviões. Está presente no dia a dia de todos nós”.
A Freudenberg-Corteco, com os 85 anos do retentor e novos investimentos, quer chamar a atenção para seus produtos de altíssima tecnologia, com engenharia aplicada e poder de inovação. “É nossa obrigação – há quase um século – pensar em evoluções que transformem a indústria, tragam valor aos nossos clientes e, ao mesmo tempo, sejam amigáveis ao meio ambiente. E o LEVITEX cumpre essa função”, finaliza Fazol.
Fonte: ADS Comunicação Corporativa