RESULTADOS COMERCIAIS MUNDIAIS DE 2018
As vendas do Grupo Renault tiveram alta de 3,2%, com a integração das marcas Jinbei e Huasong desde 1º de janeiro de 2018. Na comparação com o ano de 2017, os volumes do Grupo Renault tiveram queda de 1,2%, em um mercado mundial em retração de 0,3%.
– Na Europa, as vendas ficaram estáveis (+0,5%).
– O Grupo mantém o plano estratégico ‘Drive the Future’, com sua expansão internacional. Fora da Europa, os emplacamentos representam agora 50,6% das vendas (contra 49,2% em 2017), graças principalmente à integração das marcas Jinbei e Huasong.
– No segmento de veículos elétricos da marca Renault, as vendas tiveram alta de 36,6% no ano, com uma aceleração no segundo semestre (+62,1%). A Renault é líder na Europa, com uma participação de mercado de 22,2%.
– No segmento dos veículos utilitários, o Grupo avançou 33,7% (619.229 veículos). Com exceção das marcas Jinbei e Huasong, as vendas cresceram 0,9%, chegando a 467.042 veículos.
– A Renault tem como objetivo um ligeiro crescimento de suas vendas em 2019, com uma aceleração no segundo semestre, graças ao lançamento de novos modelos fora da Europa e do Novo Clio, carro-chefe do Grupo na Europa, que será revelado no Salão de Genebra.
Em 2018, o Grupo Renault registrou 3.884.295 veículos vendidos, dos quais 2.532.567 (-5,2%) para a Renault e 700.798 (+7,0%) para a Dacia. As vendas da Lada aumentaram 18,7%, para 398.282 emplacamentos, enquanto as da Renault Samsung Motors estão em queda de 14,9%, para 84.954 veículos. Juntas, Jinbei e Huasong venderam 165.603 veículos. No segmento dos veículos elétricos, os volumes de vendas da marca Renault no mundo aumentaram 36,6% no ano (mais de 49.600 veículos), com uma aceleração no 2º semestre (+62,1%). A Renault é líder na Europa, com uma participação de mercado de 22,2%. Os volumes do ZOE cresceram 26,1% (39.458 veículos) e os volumes do Kangoo Z.E. aumentaram 105,1% (8.747 veículos). No segmento de veículos utilitários, os volumes do Grupo avançaram 33,7%, com a Jinbei e Huasong. A marca Renault atingiu um novo recorde em 2018, apesar da retração na Turquia e na Argentina, dois mercados importantes para este segmento. “As vendas do Grupo Renault aumentaram 3,2% em 2018, com a integração das marcas Jinbei e Huasong. A progressão das vendas do Grupo na Rússia, no Brasil e na África permitiu compensar a quase totalidade dos ventos contrários, tanto econômicos como geopolíticos, fora da Europa”, declarou Olivier Murguet, membro do Comitê Executivo, diretor comercial e de regiões do Grupo Renault. Na Europa, os emplacamentos ficaram estáveis (+0,5%), em um mercado em alta de 0,2%. O crescimento do Grupo se deve principalmente à sua performance no segmento B (Clio, Captur e Sandero) e com o Novo Duster. O Clio mantém a posição de segundo veículo mais vendido na Europa e o Captur é o crossover número 1 em sua categoria. A marca Dacia registrou um novo recorde de vendas na Europa, com 511.622 veículos emplacados (+10,3%), bem como uma participação de mercado recorde de 2,9% (+0,3 ponto). Esta alta está ligada às performances do Novo Duster, lançado no início do ano, e do Sandero. O Grupo Renault segue seu plano estratégico ‘Drive the Future’, mantendo sua expansão internacional. Fora da Europa, os emplacamentos representam agora 50,6% da totalidade das vendas (contra 49,2% em 2017), graças principalmente à integração das marcas Jinbei e Huasong, mesmo com uma retração das vendas na Turquia e na Índia, bem como a interrupção das vendas no Irã desde o início de setembro. Na Rússia, segundo país do Grupo em volume de vendas, o mercado está em alta de 12,8%. Lá, mais de um carro a cada quatro vendidos tem a marca Lada ou Renault e o Grupo é líder no país. As vendas avançaram 10,9%. Os volumes da marca Renault estão estáveis com 137.062 veículos vendidos, aguardando a chegada do Arkana em 2019. A Lada registrou uma alta de 15,6%, para 360.204 veículos vendidos com uma participação de mercado de 20% (+0,5 ponto), graças ao sucesso da renovação de sua gama. O Lada Vesta se tornou o veículo mais vendido na Rússia. No Brasil, o Grupo ultrapassou a performance do mercado, que está em recuperação e avançou 13,6%. Nossas vendas aumentaram 28,5%, para quase 215.000 veículos, e nossa participação de mercado atingiu 8,7% (+1,0 ponto), graças aos bons resultados do Kwid, que teve mais de 67.000 unidades vendidas. Na África, o Grupo está fortalecendo sua liderança com 18,1% de participação de mercado, com 218.797 veículos vendidos, graças principalmente à sua performance no Marrocos, na África do Sul e no Egito. A participação de mercado no Marrocos atingiu 43%, com um volume de vendas em alta de 7%. A Dacia mantém sua liderança com o Dokker e o Logan, que são os dois veículos mais vendidos. A marca Renault registrou vendas em alta de 14,9%, com mais de 26.000 unidades na África do Sul, para 4,9% de participação de mercado. No Egito, a participação de mercado atingiu 11,4%, em alta de mais de 3 pontos, com 20.504 veículos vendidos. Na Índia, as vendas tiveram retração de 26,8%, em um mercado em alta de 8,4%, aguardando o lançamento de um novo veículo previsto para o segundo semestre 2019. Na China, o Grupo segue mantendo o plano estratégico ‘Drive the future’. Os volumes da Dongfeng-Renault tiveram retração de 26,9%, aguardando novos modelos que serão lançados em 2019. O lançamento da joint venture RBJAC (Jinbei e Huasong) está acontecendo de forma satisfatória. O Grupo acelera sua ofensiva em veículos elétricos com um investimento na JM EV, a quinta maior montadora de veículos elétricos. No total, com a integração das novas marcas Jinbei e Huasong, os volumes do grupo totalizaram 216.699 unidades na China. Total das vendas do Grupo VP+VU (Veículos de Passeio / Veículos Utilitários) por região
Total das vendas por marca
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Fonte: RENAUL do Brasil