DICAS: Manutenção do motor do carro: quatro dicas para cuidar do fluido de arrefecimento
Manutenção do motor do carro: quatro dicas para cuidar do fluido de arrefecimento
Conhecido popularmente como fluido do radiador, o fluido de arrefecimento é essencial para garantir o bom funcionamento do motor dos automóveis. Esse agente de resfriamento foi desenvolvido para controlar o calor gerado pelo motor, mantendo-o nas melhores condições de temperatura. O produto circula entre o radiador e as câmeras internas do motor, promovendo sua refrigeração – e no caso do Glysantin®, fluido concentrado de alto desempenho, fornece tripla proteção, contra a corrosão, superaquecimento, além do congelamento. Efetivamente protege o motor contra corrosão e depósitos no sistema de arrefecimento, que inclui os canais de arrefecimento nos blocos do motor e cabeça do cilindro, o radiador, a bomba de água e no núcleo de aquecimento.
Para garantir efetivamente a proteção, o fluido de arrefecimento deve ser trocado regularmente após três a quatro anos em intervalos recomendados pelos fabricantes. Isso porque surgem moléculas corrosivas devido à degradação gradual do fluido. Por isso, postergar a troca pode levar a danos no motor e no sistema de arrefecimento, como superaquecimento, corrosão, aumento do consumo de combustível e ruídos internos.
Normalmente, a vistoria do nível do fluido de radiador é oferecida pelos frentistas nos postos de gasolina. A checagem é importante, mas a recomendação é que qualquer alteração deve ser analisada criteriosamente por um mecânico especializado. Para reposição, existem diferentes tipos e tecnologias e é importante utilizar o produto indicado pelo fabricante, informação que vem impressa no manual do carro, pois foi formulado e testado especialmente para a aplicação, além de contar com a aprovação da montadora. Vale reforçar que os fabricantes não apresentam recomendações para o uso dos agentes de proteção do radiador. Apresentam liberações ou autorizações oficiais, que devem ser atendidas para garantir a segurança.
O abastecimento incorreto do fluido pode provocar danos no sistema de refrigeração. A troca pode ser um procedimento simples, mas é preciso alguns cuidados que só o mecânico capacitado tem, principalmente, para avaliar possíveis danos aos componentes, necessidade de manutenção e a escolha do produto adequado.
As dicas a seguir garantem a segurança de funcionamento permanente do sistema de refrigeração:
Verificar regularmente o nível do fluido de arrefecimento. Qualquer alteração deve ser avaliada por um mecânico capacitado.
Durante reparações, sempre substituir totalmente o líquido de refrigeração, lavando e limpando previamente o sistema de refrigeração.
No caso de veículos com mais de seis anos, é recomendada a substituição da proteção do radiador a cada três ou quatro anos, de acordo com o fabricante.
Respeitar sempre as indicações do fabricante do veículo. Nunca misturar agentes de proteção do radiador com diferentes tecnologias, ou seja, produtos de fabricantes diferentes.
Com formulações específicas, as soluções da linha Glysantin® tem o agente de proteção do radiador adequado para cada motor. Demonstra uma excelente transferência de calor no sistema de resfriamento e seu excelente desempenho técnico reduz a manutenção necessária do sistema e, ao mesmo tempo, prolonga a vida útil do sistema do motor.
Desde 1929, o Glysantin é considerado o maior refrigerante de motores da Europa e foi o primeiro do mundo a produzir a proteção tripla contra corrosão, superaquecimento e geada. Consequentemente, os produtos da marca estabeleceram a maioria das aprovações OEM dos grandes fabricantes de motores. A BASF trabalha em cooperação com os principais fornecedores de automóveis em todo o mundo para garantir que seus fluidos de alto desempenho cumpram sempre as mais novas exigências.
Fonte: máquinacohn&wolfe