ConnectCar: uma proposta inovadora de oficina mecânica que busca minimizar o impacto gerado pelos automóveis
Planejada para inovar no mercado de prestação de serviços de oficinas mecânicas, o empresário Nicholas Silva da Rosa desenvolveu um plano de negócios diferenciado ao criar o conceito da ConnectCar. A nova rede de oficinas estilo boutique inaugurou sua primeira loja em Porto Alegre em dezembro e traz em seu DNA a valorização do cliente com criação do primeiro clube de assinatura de serviços de manutenção automotiva, o ConnectClub, e a busca pela sustentabilidade para minimizar os impactos gerados pelos automóveis ao meio ambiente. O modelo será franqueado e a meta é abrir 50 novas oficinas em 5 anos.
A ConnectCar tem sua loja modelo com projeto arquitetônico e operação sustentáveis. Com espaço de 255,00m2, Nicholas se preocupou com o meio ambiente. No projeto, reutilização de água da chuva, por meio de cisternas para fins não potáveis, Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, reutiliza pneus no projeto arquitetônico e utilização elevadores automotivos hidráulicos que gastam 50% menos energia. Para a iluminação a empresa buscou o maior aproveitamento da luminosidade natural com a abertura de claraboias no teto e o uso de iluminação 100% LED. O interior da loja é com tijolos aparentes, solução que economiza água, cimento e areia uma vez que não há reboco. A pintura das paredes foi feita com tinta a base d’água com cores em tonalidades de azul que remetem à natureza.
A operação da nova oficina também segue a linha da sustentabilidade, buscando fornecedores próximos e com ISO 1401 (Sustentabilidade) e colaboradores comprometidos com a filosofia da empresa. Os uniformes dos mecânicos são de material reciclado (50% garrafa pet e 50% algodão, retirando do meio ambiente duas garrafas pets por camiseta). Os colaboradores não usam copos descartáveis e o cartão de visitas e as folhas de trabalho da ConnectCar são de papel 100% reciclado. Além disso, a ideia é estimular o envio de orçamentos e notas fiscais digitais ao invés de papel.
Os serviços de reparos automotivos igualmente primam por soluções que gerem o menor impacto possível ao meio ambiente, como a OXI-SANITIZAÇÃO, um purificador de ar condicionados que não gera resíduos. Além disso, a empresa tem um plano de gerenciamento de resíduo o projetos de inserir a ConnectCar em planos de compensação ambiental pelo plantio de árvores.
As ideias inovadoras foram criadas pelo jovem Nicholas Silva da Rosa Com apenas 25 anos, “Minha proposta é minimizar o impacto que o carro e o centro automotivo gera ao meio ambiente e estimular a venda recorrente.” explica.
A ConnectCar tem planos de assinatura mensal com valores variáveis a partir de R$ 29,90 e oferta de serviços customizadas a cada plano.
Fonte: ANDRESSA Riquelme Assessoria