BorgWarner : O Turbocompressor Twin Scroll fornece potência e resposta rápida a fabricantes premium
BorgWarner : O Turbocompressor Twin Scroll fornece potência e resposta rápida a fabricantes premium
Os turbocompressores twin scroll da BorgWarner, com desempenho aprimorado sob altas temperaturas graças ao uso de ligas de aço sofisticadas, estão sendo fornecidos ao BMW Group para seu novo motor 3.0 a gasolina de seis cilindros em linha. Utilizado em uma ampla gama de veículos de passeio da BMW, o motor possui duas opções de desempenho − média e alta − e fornece de 250 a 280 kW de potência e de 500 a 550 Nm de torque.
“A tecnologia twin scroll produz resultados semelhantes às aplicações twin turbo, mas em um pacote menor com peso e custo reduzidos”, disse Joe Fadool, presidente e gerente-geral da BorgWarner Emissions, Thermal e Turbo Systems. “Estamos muito satisfeitos por ter trabalhado com a BMW para desenvolver e entregar esses projetos mais recentes, que utilizam ligas avançadas para alta temperatura e tecnologias de fundição que permitem ao cliente desenvolver um motor de baixas emissões que combina direção confortável com excelente desempenho e uma resposta ágil a baixas rotações do motor. Com este projeto concluído com sucesso, espera-se que um grande número de veículos de passeio da BMW seja equipado com turbocompressores BorgWarner no futuro.”
Ao usar um turbocompressor twin scroll da BorgWarner em um motor de seis cilindros, os dutos servem três cilindros por vez e são separados no coletor de escape e no turbocompressor. Essa estratégia evita que os gases de escape pulsantes interfiram entre si, pois são direcionados através de duas câmaras espirais separadas, ou rolos, no turbocompressor. Bocais individuais − um menor e mais pontiagudo para obter uma resposta em baixas rotações e o outro maior e menos angulado para requisitos de alto rendimento − são direcionados à turbina. Comparado com um turbocompressor de scroll simples, um design twin scroll recupera mais energia dos gases de escape, minimiza as perdas parasitárias e melhora a capacidade de resposta em baixas velocidades do motor.
As principais inovações da BorgWarner para o turbocompressor concentram-se no uso de sofisticados materiais resistentes a altas temperaturas que permitem o uso de temperaturas de combustão elevadas. Isso resulta em uma conversão de combustão combustível-ar superior e gases de escape mais limpos que suportam o sistema de controle de emissões de alta eficiência da BMW.
Fonte: Grupo Printer