MARELLI COFAP AFTERMARKET LANÇA A LINHA DE PISTÃO COM ANÉIS
MARELLI COFAP AFTERMARKET LANÇA A LINHA DE PISTÃO COM ANÉIS E AUMENTA O PORTFÓLIO DE COMPONENTES DE MOTOR PARA MOTOCICLETAS
A Marelli Cofap Aftermarket tem investido fortemente no segmento de duas rodas, onde atua já há dezenas de anos com a sua principal linha de produtos, os amortecedores Cofap. No decorrer do tempo, porém, além do crescimento da oferta de códigos de amortecedores, que naturalmente acompanhou o crescimento da gama de motocicletas, outras linhas de produtos foram agregadas ao portfólio da marca, com tubos internos de suspensão dianteira e kits de transmissão, duas linhas que também fazem muito sucesso no mercado de reposição de peças para motocicletas devido ao desempenho e durabilidade.
Além do portfólio Cofap, não menos importante é o catálogo de produtos com a marca Magneti Marelli para esse segmento, que tem sido fundamental neste período contundente da economia brasileira. A linha de produtos Magneti Marelli para motocicletas é composta por baterias (seladas e convencionais), bombas de combustível, filtros (ar, combustível e óleo), lâmpadas, sensores de temperatura do motor, velas de ignição e, principalmente, componentes de motor, como bielas, válvulas e kits completos (camisa, pistão, anéis, pino e travas).
E no sentido de aumentar o seu catálogo de componentes de motor para motos, com a marca Magneti Marelli, a empresa lança a linha de pistão com anéis. Essa nova linha de produtos proporciona mais uma alternativa para o consumidor que precisa ampliar a vida útil do propulsor quando seus componentes internos atingem um nível de desgaste que compromete o seu funcionamento.
Composto por pistão, anéis, pino e travas, o conjunto é uma proposta mais econômica em relação ao já conhecido kit de motor Magneti Marelli, que, além desses itens, conta com a camisa de cilindro e, dependendo da aplicação, também com a biela.
Os profissionais da Marelli Cofap Aftermarket fazem um alerta para os mecânicos em relação às dimensões dos componentes, que deve ser seguido à risca na hora da substituição: A retífica do cilindro deve respeitar as folgas e tolerâncias indicadas pelo fabricante, pois as dimensões dos novos pistões e anéis apresentam diâmetro superior à medida do cilindro a ser retificado. As sobre medidas disponibilizadas pela empresa, em milímetros, são 0,25 e 0,50, que apresentam uma boa relação entre custo e desempenho. Existem no mercado conjuntos com sobre medidas superiores, porém, deve-se considerar que a cada retífica a espessura da camisa de cilindro é reduzida, podendo ocorrer deformações caso a refrigeração seja deficiente, reduzindo a sua vida útil até que seja necessária a substituição pelo kit de motor completo.
Vale destacar que a superfície dos pistões contém informações sobre o diâmetro nominal e a folga de montagem do pistão. A soma de ambos resulta no diâmetro nominal do furo do cilindro. Antes da montagem, os diâmetros do pistão e do cilindro devem ser medidos e comparados com os diâmetros nominais.
Produzidos dentro de padrões que garantem o desempenho original dos motores, os 11 códigos de pistão com anéis sobre medidas Magneti Marelli atendem cerca de 70% da frota nacional de motocicletas.
Fonte: SD & Press