Ford e Intel ampliam a parceria em sistemas anticolisão baseados em câmeras para veículos
Ford e Intel ampliam a parceria em sistemas anticolisão baseados em câmeras para veículos
Ford e a Mobileye, empresa do grupo Intel, estão ampliando a sua parceria no desenvolvimento de sensores baseados em câmeras para sistemas de assistência ao motorista, incluindo alertas avançados de colisão com detecção de veículos, pedestres e ciclistas para a linha de veículos globais da Ford.
“Dar confiança extra às pessoas ao dirigir é algo inestimável e é exatamente isso que os recursos do Ford Co-Pilot360 foram projetados para fazer”, diz Lisa Drake, diretora de operações da América do Norte e vice-presidente de compras globais da Ford. “Personalizando o software e a tecnologia de detecção da Mobileye, os recursos de assistência ao motorista da Ford continuarão a evoluir para dar confiança aos clientes durante toda a vida útil do veículo”.
Com essa parceria, a Mobileye fornecerá sua família de dispositivos de sensoriamento de visão EyeQ, juntamente com o software de processamento, para os sistemas avançados de assistência ao motorista de Nível 1 e Nível 2 dos veículos da Ford globalmente.
Os sistemas de Nível 1 são definidos pela Sociedade de Engenheiros Automotivos como a automatização de uma única parte da experiência de dirigir, como direção ou aceleração/desaceleração, enquanto os sistemas de Nível 2 fornecem tanto suporte de direção como de aceleração/frenagem. Ambos exigem que o motorista supervisione a operação do veículo.
A Ford vai colocar o logo da Mobileye em destaque nas telas da central multimídia SYNC dedicadas aos sistemas de assistência ao motorista. Pela primeira vez, os clientes serão informados que a Ford está usando a capacidade de detecção da Mobileye para ampliar os recursos da tecnologia Ford Co-Pilot360.
“É um privilégio estender e expandir a nossa colaboração de longa data com uma empresa que está tão comprometida com a segurança da sua base global de clientes”, diz o professor Amnon Shashua, presidente e CEO da Mobileye. “Esperamos trabalhar juntos para trazer essas funcionalidades ao mercado em toda a linha de produtos da Ford.”
Como parte desse acordo de alto volume, os novos veículos usarão os chips e o software EyeQ da Mobileye para suportar os recursos da tecnologia Ford Co-Pilot360. Usada para ajudar a identificar com precisão o que a câmera do para-brisa do veículo pode ver – incluindo as faixas na pista, sinais de trânsito, pedestres e outros veículos – a tecnologia da Mobileye dá suporte a recursos como o sistema de manutenção na faixa, farol alto automático, assistência pré-colisão com frenagem automática de emergência e controle de cruzeiro adaptativo inteligente, assim como a direção sem as mãos Active Drive Assist, que estará disponível no novo Mustang Mach-E e na nova F-150.
A Ford vai utilizar a tecnologia da Mobileye durante todo o ciclo de vida de seus veículos de nova geração, incluindo a F-150 e o Mustang Mach-E, além de futuros produtos com recursos avançados de assistência ao motorista.
Embora a Ford e a Mobileye trabalhem juntas há anos, esta é a primeira vez que a Ford se compromete a usar a tecnologia da empresa durante todo o ciclo de vida de seus novos veículos. Ambas vão trabalhar junto com fornecedores da Ford para a integração da tecnologia nos veículos.
Além disso, a Ford está avaliando usar em seus veículos o Roadbook – que usa dados anônimos fornecidos por câmeras de veículos para criar um mapa de alta definição que pode ser acessado por veículos e pelas tecnologia de assistência ao motorista, inclusive para direção sem as mãos, como o Active Drive Assist.
Os novos veículos da Ford vão usar o EyeQ3 e EyeQ4 da Mobileye como plataformas para sistemas avançados de assistência ao motorista de Níveis 1 e 2. A família EyeQ se destaca da concorrência pela capacidade de suportar processamento complexo e computacionalmente intenso e ter baixo consumo de energia, mesmo quando instalada no para-brisa de um veículo. Ampliando a capacidade de seus antecessores, o EyeQ4 pode processar múltiplos sensores e outras entradas requeridas pelos recursos de assistência ao motorista.
Fonte: FORD do BRASIL